Vídeo mostra PM atirando contra suspeito rendido na região da Cia-Aeroporto; homem morreu
A situação ocorreu na última sexta-feira (15/9). Em nota, a PM-BA disse que houve confronto com suspeitos
Um vídeo, que tem circulado em aplicativos de mensagem, mostra um policial militar atirando contra um homem, em um conjunto habitacional na região do Cia-Aeroporto, na BA 526, entre Salvador e Simões Filho. A situação ocorreu na última sexta-feira (15/9) e o baleado não resistiu.
Vídeo mostra PM atirando contra suspeito rendido na região da Cia-Aeroporto; homem morreu
Saiba mais: https://t.co/SPDr6fs8qA pic.twitter.com/C18O7pjhLM
— Aratu On (@aratuonline) September 20, 2023
Nas imagens, o homem vestido com casaco e bermuda aparenta estar machucado e parece se render, apoiando-se em um poste, enquanto o policial se aproxima. Segundos depois, a pessoa que filma muda o foco da câmera e, em seguida, é ouvido um disparo de arma de fogo. Após mais alguns instantes, o homem cai ao chão.
Uma manifestação foi organizada por familiares, vizinhos e amigos do rapaz, na última terça-feira (19/9). Um trecho da BA-526 chegou a ser bloqueado.
LEIA MAIS: PM grita, xinga e ameaça adolescente após acidente em Camaçari: ‘Família está com medo de sair’
Por meio de nota, a Polícia Militar (PM) informou que guarnições do Batalhão Gêmeos "desenvolviam ações de policiamento ostensivo quando um grupo de indivíduos em posse de arma de fogo foi avistado e, ao perceber a presença da polícia, disparou contra os militares e fugiu".
Ainda conforme a PM, houve revide. "Após o confronto, um suspeito foi encontrado ferido e socorrido para o Hospital do Menandro de Farias, onde não resistiu", diz a nota oficial.
Uma pistola Taurus calibre 380, 58 porções de maconha e 33 pinos de cocaína foram apreendidos, na ocasião, e posteriormente apresentados na 27ª Delegacia Territorial (DT/Itinga), onde o caso será apurado.
VIOLÊNCIA
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho, apontou que 11 das grandes cidades do estado estão entre as 20 do país com mais registros de crimes intencionais em 2022. No ranking, inclusive, as quatro primeiras são da Bahia: Jequié, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, onde foi registrado o fato citado nesta matéria, e Camaçari.
À época, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) reuniu secretários estaduais e, em publicação nas redes sociais, afirmou que o combate à criminalidade é prioridade no seu governo. "É um tema primordial para nossa gestão, e entendemos que os resultados só serão significativos e duradouros com o trabalho em conjunto”, disse.
DADOS
Juntas, as forças das polícias civil e militar da Bahia mataram cerca de 1.464 pessoas em confrontos no ano de 2022. Nos Estados Unidos, neste mesmo período, todas as forças de segurança pública do país mataram cerca de 1.201 pessoas. Os dados foram obtidos após comparação entre os números levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Mapping Police Violence (Mapeamento da Violência Policial), pesquisa de mesmo tema, porém com dados dos norte-americanos.
EM TEMPO
Na terça-feira (19), o ex-governador da Bahia e atual ministro-chefe da casa civil, Rui Costa (PT), ignorou uma pergunta sobre segurança pública e se recusou a comentar sobre o tema, ao ser questionado sobre o estado que governou. A entrevista a jornalistas foi realizada dentro do Palácio do Itamaraty, em Brasília, durante a apresentação do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Ao ser questionado sobre o escalonamento da violência na Bahia por um repórter, o ministro disparou que o assunto do evento era outro e que não comentaria a segurança pública do estado. Em resposta, o jornalista ressaltou que a autoridade foi governador no estado entre 2015 e 2022. O petista respondeu: “fui!”.
LEIA MAIS: Jerônimo afirma que ‘apenas armas’ não vão resolver a segurança pública na Bahia
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!