AO VIVO Últimas Notícias
03/03/2022 11h32 | Atualizado em 31/01/2023 11h23

Com filha e netos em casa, mulher vê parte de casa desabando em Salvador e teme mau tempo; “noite de muito medo”

A cidade deve continuar com chuvas moderadas a fortes ao longo do dia.

Com filha e netos em casa, mulher vê parte de casa desabando em Salvador e teme mau tempo; Foto: Raimundo Carvalho
Da Redação

"Foi uma noite de muito medo. Quando está chovendo, eu não durmo". O relato é de Dona Alzira, moradora da região da Baixinha de São Gonçalo, em Salvador, que se assustou com barulhos de trovoada e com a chuva na madrugada desta quinta-feira (3/3). O motivo de tanto medo? A encosta no fundo da casa onde mora com a filha e os netos. 

"Passei essa noite em claro. Eu olhava pra ela, para ver se ela estava acordada, e ela olhava pra mim. Não conseguimos dormir de jeito nenhum", contou Camila do Espírito Santo, filha de Dona Alzira.

Mãe e filha relataram pela manhã o desespero da madrugada, questionando a falta de apoio da Defesa Civil à família, que vive em área de risco. "Toda vez vem aqui e bota plástico. Plástico não adianta. Plástico rasga. A gente quer uma solução, uma contenção", pede Camila. 

Em 18 de março de 2020, parte da encosta desabou atingindo os cômodos do fundo da casa de Dona Alzira. "Foi uma madrugada de horror. Eu tive que levantar com meus netos e minha filha pedindo socorro. E até hoje não me deram uma solução pra nada. Só vem aqui, faz promessa, mas nada fazem". 

Quase dois anos depois, o entulho permanece no local. A moradora precisou abandonar a cozinha destruída e um dos quartos, com medo do risco de um novo desabamento, mas permanece morando na casa. "A gente não tem pra onde ir e por isso não saímos daqui até hoje", afirma a filha de Dona Alzira. 

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu um alerta, na manhã desta quinta (3/3), para o risco de alagamentos e deslizamentos de terra em decorrência da forte chuva. Segundo a previsão, a cidade deve continuar com chuvas moderadas a fortes ao longo do dia.

De acordo com o Climatempo, o volume de chuva entre a quinta e domingo deve se aproximar dos 185mm em Salvador, valor em torno de 18% superior à sua média, que é de 157 mm para março. O fim de semana também será de chuva em Salvador. 

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

‌Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Lorena Dias