AO VIVO Últimas Notícias
21/01/2022 15h59 | Atualizado em 21/01/2022 17h29

Comerciantes informais podem solicitar licença através de aplicativo

Lançada há uma semana, a ferramenta está disponível no Google Play, para celulares com sistema Android, ou App Store, para smartphones com sistema iOS (iPhone).

Comerciantes informais podem solicitar licença através de aplicativo Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Anuncie Conosco
Da Redação

Os comerciantes informais de Salvador, popularmente chamados de 'ambulantes', poderão se licenciar de forma mais prática. Isso porque foi lançado, há cerca de uma semana, o aplicativo "Comércio Informal Salvador", disponível para os sistemas Android e iOS. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

Para ter acesso, é preciso fazer um cadastro digitando o CPF ou CNPJ, nome completo, e-mail e celular. Depois o cidadão valida uma senha pelo e-mail, que dará acesso aos serviços pelo aplicativo. Para a solicitação de licença, é preciso atualizar os dados iniciais cadastrados, acrescentar o endereço do solicitante e uma foto de perfil.

Após esses passos, o requerente informa o endereço onde quer atuar com o comércio, a atividade, equipamento e forma de pagamento da licença e faz o upload de alguns documentos, a exemplo de RG, CPF, comprovante de endereço, certidão negativa de débito mobiliário, entre outros que podem ser solicitados a depender do tipo de licença.

Com a finalização do pedido, é emitido um boleto para pagamento da taxa de solicitação no valor de R$ 18. O vendedor realiza o pagamento e passa a acompanhar o status da solicitação pelo e-mail cadastrado ou pelo próprio aplicativo. O prazo para obter um retorno da Semop varia e pode chegar a 30 dias. Até o momento, 476 pessoas já fizeram download da ferramenta.

LEIA MAIS: Bombeiros resgatam corpo de piloto após acidente aéreo em Luís Eduardo Magalhães

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

‌Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação