Tutores de cães e gatos que ainda não vacinaram seus pets contra a rábica, em Salvador, terão até a quinta-feira (30/9) para realizar a imunização. A Campanha de Vacinação Antirrábica estava prevista para ser encerrada na segunda-feira (27/9), mas a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) decidiu estender o prazo.
Segundo a pasta, o objetivo da prorrogação é possibilitar que os tutores tenham acesso facilitado ao imunizante para os animais. Prestes a completar um mês, a estratégia vacinal na capital baiana atingiu pouco mais de 80% do público-alvo.
É possível ter acesso às doses da vacina em 98 postos de saúde espalhados pela cidade, das 8h às 14h. Além disso, agentes de combate às endemias estão percorrendo as ruas de diversas localidades, com a aplicação da vacina em bairros estratégicos da cidade. A dose é aplicada em animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes.
“A avaliação é bastante positiva da procura pela vacina durante a campanha, por isso, estamos reforçando a quantidade de dias para que todos possam comparecer com seus animais. A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade, o município está livre da raiva humana há 17 anos”, afirmou a diretora de Vigilância à Saúde, Andréa Salvador.
O balanço divulgado na sexta-feira última (17/9) revelou que pouco mais de 145 mil animais foram vacinados. A meta do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à SMS, é imunizar 180 mil pets.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Fonte: Da redação