Quase R$ 460 mil foram investidos para as obras de requalificação do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) situado na Rua Barros Falcão, no bairro de Brotas, em Salvador. A nova unidade foi entregue à população nesta sexta-feira (3/9) pelo prefeito Bruno Reis (DEM).
Famílias em situação de vulnerabilidade podem ser acolhidas no local de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O objetivo é promover a proteção social básica, desenvolver ações com famílias e indivíduos e fortalecer vínculos familiares e comunitários, evitando que as famílias tenham seus direitos violados e possibilitando a superação de condições de vulnerabilidade.
O público-alvo é famílias beneficiárias do Bolsa Família, que estejam em situação de extrema pobreza e pobreza, que sofram privação como ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, ou estejam em situação de fragilização de vínculos afetivos como discriminação etária, étnicas, de gênero ou por deficiência.
“Com isso, este Cras passa a atender melhor até 5 mil famílias referenciadas e realizar o acompanhamento de 1 mil famílias por ano, residentes em bairros da região. Tenho certeza que será um ponto importante para dar suporte a esses cidadãos, principalmente neste período de pandemia”, declarou Bruno Reis.
Os interessados terão acesso a atendimentos individuais e coletivos, visitas domiciliares e institucionais, encaminhamentos à rede socioassistencial, reuniões, ações comunitárias e campanhas socioeducativas e oficinas de convivência e de trabalho socioeducativo.
Serão promovidos também na unidade o incentivo à geração de trabalho e renda, através de capacitação e intermediação de mão de obra; articulação e fortalecimento de grupos sociais locais; e orientações e encaminhamentos para benefícios sociais, como o Bolsa Família e a Carteira do Idoso.
LEIA MAIS: Publicada lei que prevê meios alternativos para prova de vida no INSS
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Fonte: Da redação