Como tirar RG e CPF na Bahia: veja onde agendar e quais documentos levar

Veja como tirar o novo RG na Bahia de forma gratuita no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

Por Ananda Costa.

Como tirar RG e CPF na Bahia? No último mês de julho, o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) emitiu aproximadamente 175 mil Carteiras de Identidade Nacional (CIN), um marco histórico na emissão deste documento no estado.

Veja como emitir o novo RG na Bahia. Foto: GovBA

A nova CIN foi implantada na Bahia em julho de 2024. O documento, mais seguro e alinhado às diretrizes nacionais, utiliza o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação, reduzindo a possibilidade de fraudes e problemas relacionados à multiplicidade de cadastros para a mesma pessoa.

Para facilitar a vida do cidadão, o Aratu On preparou uma matéria com todas as informações necessárias para a emissão dos dois documentos mais importantes de identificação: o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o novo RG.

Como tirar o CPF

Foto: arquivo/Receita Federal

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal do Brasil (RFB), que armazena informações cadastrais de pessoas físicas brasileiras e estrangeiras, residentes ou não no país.

A emissão do CPF é gratuita para brasileiros e estrangeiros. No entanto, quando realizada em unidades conveniadas, poderá ser cobrada uma taxa de R$ 7,00.

Para emitir o CPF, é necessário seguir algumas etapas:

1. Solicitar a inscrição – A solicitação pode ser feita nos Pontos de Atendimento Virtual (PAV), localizados em entes parceiros, por meio do atendimento por e-mail ou pela rede conveniada à Receita Federal.

Se o atendimento for realizado em unidades conveniadas, o cidadão pode procurar:

  • Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais

  • Banco do Brasil

  • Caixa Econômica Federal

  • Correios

2. Documentação – Em todos os casos, é necessário apresentar:

  • Documento de identificação oficial com foto;

  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento (ou documento equivalente para estrangeiros), caso o documento de identificação oficial não informe a naturalidade, filiação e data de nascimento.

Observação: Documentos adicionais poderão ser solicitados pelo atendente.

3. Apresentar os documentos – Os documentos listados devem ser enviados por meio do site ou canal onde a inscrição foi solicitada.

4. Acompanhar o andamento do pedido – O acompanhamento pode ser feito diretamente na plataforma utilizada para a solicitação.

Como tirar o novo RG na Bahia

 Foto: Divulgação

Agendamento online

O agendamento para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) na Bahia é feito de forma online. Você pode acessar o portal da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) ou utilizar o aplicativo móvel "SAC Digital".

Passo a passo para emitir o novo RG:

1. Acesse o portal ou o app – Entre no portal do SAC (ba.gov.br) ou no aplicativo SAC Digital e faça seu cadastro ou login.

2. Agende o atendimento – Busque a opção para agendar a emissão da Carteira de Identidade Nacional. Você poderá escolher a unidade do SAC mais próxima e o horário de sua preferência.

3. Compareça ao posto – No dia e horário agendados, leve os documentos necessários para a emissão.

Agendamento presencial

SAC anunciou a ampliação dos postos de atendimento quem emitem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) por ordem de chegada. A partir desta quarta-feira (3), a novidade abrangeu três postos na capital, dois na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e todos do interior.

Na capital, os postos SAC Barra, Comércio e Pituaçu vão atender por ordem de chegada para a CIN apenas no período da manhã. O mesmo acontece nos postos SAC Lauro de Freitas (Parque Shopping Bahia) e Camaçari (Boulevard Shopping), na RMS, e nos 21 do interior do Estado. No período da tarde, o atendimento continua sendo por agendamento prévio através do aplicativo ou portal Ba.Gov.

O procedimento será aplicado pelo SAC em etapas. A partir de segunda-feira (8), os 51 Pontos SAC (unidades compactas presentes em municípios menores no interior da Bahia) vão realizar 100% do atendimento da CIN por ordem de chegada. 

Na quarta-feira (10), os postos SAC Liberdade, Pau da Lima, Periperi e Uruguai, em Salvador, e Simões Filho, na RMS, também vão aderir à novidade: por ordem de chegada de manhã; e agendado pela tarde.

Documentos necessários

  • Certidão de Nascimento ou Casamento: Original ou cópia autenticada. A apresentação da certidão é obrigatória para comprovar o estado civil.

  • CPF: Apresente um documento oficial com o número do CPF. O novo RG utilizará o CPF como número único de identificação.

Comprovante de residência: Original e recente (emitido nos últimos 3 meses). Pode ser uma conta de água, luz ou telefone.

Renovação da Carteira de Identidade

Mesmo com essa ação é preciso frisar que a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) só será obrigatória a todos os cidadãos brasileiros a partir de março de 2032. Portanto, há um prazo relativamente extenso para que todos possam se organizar sem haver correria aos postos SAC. 

O RG (modelo antigo) tem validade em todo o Brasil até fevereiro de 2032. Vale ressaltar também a questão da gratuidade. A CIN é um documento novo, portanto será primeira via para todos os brasileiros, sem distinção. Por ser primeira via há a garantia de gratuidade em qualquer tempo. A primeira via da CIN, disponível a todas as pessoas, é gratuita e sempre será.

LEIA MAIS: Novo Auxílio Gás: veja como vai funcionar e quem tem direito ao benefício

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.