Resposta ao Tempo: como foi a criação de grande sucesso de Nana Caymmi

Na MPB, poucas canções conseguem atravessar o tempo com tamanha elegância e sensibilidade quanto "Resposta ao Tempo"

Por Da Redação.

Em homenagem à inesquecível Nana Caymmi, que nos deixou nesta quinta-feira (1º), recordamos a criação de uma das canções mais emblemáticas de sua carreira: "Resposta ao Tempo". Esta obra-prima da música brasileira nasceu da colaboração entre o pianista Cristovão Bastos e o letrista Aldir Blanc.

Cristovão Bastos compôs a melodia de forma espontânea, inicialmente ao violão, instrumento que também utilizava para compor, apesar de ser conhecido por suas performances ao piano. Ele enviou a melodia a Aldir Blanc, que escreveu a letra, criando uma composição que Cristovão descreveu como "quase uma prece".

Nana Caymmi. Foto: Divulgação

No universo da música popular brasileira, poucas canções conseguem atravessar o tempo com tamanha elegância e sensibilidade quanto "Resposta ao Tempo", eternizada na voz intensa e melancólica de Nana Caymmi..

A harmonia sofisticada e o lirismo melódico pediam palavras à altura. Foi então que Aldir Blanc, conhecido por seu lirismo carregado de emoção e reflexões existenciais, entrou em cena. O letrista construiu uma narrativa poética que fala sobre a passagem do tempo, as perdas inevitáveis e as marcas que a vida deixa

+ Quem foi Nana Caymmi, cantora que morreu nesta quinta-feira

"Resposta ao Tempo" ganhou ainda mais notoriedade ao ser escolhida como tema de abertura da minissérie "Hilda Furacão", exibida pela TV Globo em 1998. A exposição na televisão impulsionou o sucesso da música e do álbum, que se tornou o primeiro Disco de Ouro da carreira de Nana Caymmi .

A filha de Dorival deixou um legado inestimável para a música brasileira, e "Resposta ao Tempo" permanece como um dos maiores testemunhos de sua arte e sensibilidade.

Ouça versão original

LEIA MAIS: Agências bancárias estão abertas neste 2 de maio? Fique por dentro

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.