Quem foi Nana Caymmi, cantora que morreu nesta quinta-feira

Filha de Dorival Caymmi, Nana Caymmi viveu amores intensos, como o casamento com Gilberto Gil, e deixou canções aclamadas pela crítica

Por Lucas Pereira.

Nana Caymmi, cantora e intérprete de voz marcante, que morreu nesta quinta-feira (1º) aos 84 anos, não foi apenas uma das vozes mais emblemáticas da Música Popular Brasileira, como também levou para frente o legado de seu pai, Dorival Caymmi. Voz em canções emblemáticas, a trajetória da carioca perpassa por parcerias e relacionamentos marcantes.

Nana Caymmi foi casada com músicos, como Gilberto Gil, e acumulou polêmicas. Foto: O Globo/Arquivo

Quem foi Nana Caymmi

Dinahir Tostes Caymmi nasceu em 29 de abril de 1941, a Nana, nasceu no Rio de Janeiro em 1941 e cresceu em meio a artistas, poetas e compositores, como seus irmãos, Dori e Danilo.  Sua carreira teve início nos anos 1960, destacando-se em 1966 ao vencer a fase nacional do I Festival Internacional da Canção com a música "Saveiros", composta por Dori Caymmi e Nelson Motta.

Suas principais gravações são as canções "Resposta ao Tempo", "Não Se Esqueça de Mim", "Tudo o Que Você Podia Ser" e "Beijo Partido".

Nana gravou ao lado de grandes nomes da música brasileira como Tom Jobim, Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso e Roupa Nova. Em 1995, venceu o Prêmio Sharp como Melhor Cantora por "Rio Sonho", e em 2001 lançou o disco "Resposta ao Tempo", que lhe rendeu novo reconhecimento da crítica especializada. Emplacou canções em trilhas de novelas da Globo, como "Fera Ferida", "Pátria Minha", "História de Amor" e "Laços de Família". 

Casamento com Gilberto Gil

Tal qual sua arte, a vida amorosa de Nana também era intensa, tendo como marca um temperamento forte. Foi casada com Gilberto Gil por menos de um ano, em 1967. Da curta relação sem filhos, nasceu a canção “Bom Dia”, que entrou no disco lançado em 68.

Foto: Instagram

Outro artista que foi casado com Nana, dessa vez entre 1972 e 1974, foi o músico e compositor João Donato, parceiro de Gilberto Gil em diversas canções como “A Paz” e “Emoriô”.


Últimos anos

Nos últimos anos, Nana afastou-se dos palcos e das gravações, mantendo-se reclusa. Em 2019, deu uma entrevista elogiado Jair Bolsonaro e criticando vários artistas, incluindo o ex, Gilberto Gil: “"Agora vêm dizer que os militares vão tomar conta? Isso é conversa de comunista. Gil, Caetano, Chico Buarque. Tudo chupador de pa* de Lula. Então, vão pro Paraná fazer companhia a ele. Eu não me importo”, disse à Folha de S. Paulo.

Em agosto de 2024, foi internada para tratar uma arritmia cardíaca, e seu estado de saúde se agravou após sofrer uma overdose acidental de opioides. Ela deixa três filhos: Stella Teresa, Denise Maria e João Gilberto.

 

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.