MP recebe denúncia contra Claudia Leitte após mudança em letra de música

A  denúncia foi enviada pela Yalorixá Jaciara Ribeiro, sacerdotisa do Ilê Axè Abassa de Ogum, e pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (IDAFRO)

Por Da Redação.

MP recebe denúncia contra Claudia Leitte após mudança em letra de música Após a denúncia, Claudia Leitte pode ser investigada por intolerância religiosa e racismo religioso. Foto: Redes Sociais / @claudialeitte

O Ministério Público da Bahia recebeu uma denúncia contra a cantora Claudia Leitte após a artista, durante seu ensaio de verão, substituir o verso "saudando a rainha Iemanjá" por "eu canto meu rei Yeshua", o nome de Jesus em hebraico, no axé "Caranguejo"

A  denúncia foi enviada pela Yalorixá Jaciara Ribeiro, sacerdotisa do Ilê Axè Abassa de Ogum, e pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (IDAFRO), segundo informações compartilhadas pelo Splash do Uol, que teve acesso ao documento da denúncia. 

"Considerando todos os aspectos e a argumentação na denúncia, Claudia Leitte pode ser investigada por intolerância religiosa e racismo religioso", Ricardo Vieira de Souza, advogado, analisou documento em papo com Splash. 

Relembre o caso

Mais uma vez, o nome da cantora Claudia Leitte esteve envolvido em polêmica, após a artista modificar a música "Caranguejo", um de seus maiores sucessos da época em que integrava a banda Babado Novo.

Durante o primeiro ensaio de verão, realizado neste sábado (14), no Candyall Guetto Square, Claudia substituiu o verso original da canção que faz referência à orixá das religiões de matriz africana, Iemanjá, por uma menção a Jesus Cristo.

Após a repercussão, o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, publicou nesta terça-feira (17), no Instagram, um texto ressaltando a importância dos cultos de matriz africana na cultura da Axé Music. 

Na postagem, o secretário destacou a relevância das religiões de matriz africana para a criação do movimento Axé Music e aproveitou para enviar um recado aos artistas que, após crescerem e se consolidarem através dessa cultura, decidem reescrever a história, retirando o nome dos Orixás das músicas.

"Quando um artista se diz parte desse movimento, saúda o povo negro e sua cultura, reverencia sua percussão e musicalidade, faz sucesso e ganha muito dinheiro com isso, mas, de repente, escolhe reescrever a história e retirar o nome de Orixás das músicas, não se engane: o nome disso é racismo, e é o surreal e explícito reforço do que houve de errado naquele tempo", escreveu Pedro Tourinho em um trecho da publicação.

+ Pedro Tourinho manda indireta para Claudia Leitte após mudança em letra de música: "É racismo"

Após o pronunciamento do secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, chegou a vez de famosos repercutirem nas redes sociais a polêmica envolvendo o nome da cantora Claudia Leitte. 

Com uma paródia da música "Jesus Cristo", de Roberto Carlos, o humorista João Pimenta, conhecido como Seu Pimenta, comentou a polêmica, de uma forma mais descontraída: "A NÊGA LORA ATACA NOVAMENTE".

Além de criticar a cantora por monetizar com o axé, mesmo desvalorizando a cultura, o humorista decidiu mudar a letra da música "Jesus Cristo", de Roberto Carlos, com citações das religiões de origem africana. Ao invés de Jesus Cristo, Seu Pimenta trocou a letra para o Orixá "Exu". 

+ Vídeo de Ivete Sangalo volta a viralizar após polêmica com Claudia Leitte

Já o cantor e multi-instrumentista Carlinhos Brown saiu em defesa de Claudia Leitte. "Eu posso te garantir que Claudia Leitte não é uma pessoa racista", disse Brown nesta quarta-feira (18).

 

O Cacique também comentou o posicionamento do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, que criticou a mudança na letra em uma publicação nas redes sociais. "Não acho que o secretário a chamou de racista, ele falou sobre mudar letras", disse Brown.

+ Brown defende Claudia Leitte após mudança em letra de música: 'Não é racista

LEIA MAIS: Após polêmica, Claudia Leitte confirma segunda edição do ensaio de verão 'Soul de Rua'

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.