Gusttavo Lima volta a ser alvo do Conar por publicidade de bebida alcoólica na Bahia

As peças não tinham o aviso de idade mínima para ingestão de bebidas nas redes sociais, além de supostamente estimularem o consumo excessivo de álcool,

Por Da Redação.

Gusttavo Lima volta a ser alvo do Conar por publicidade de bebida alcoólica na Bahiadivulgação

O cantor Gusttavo Lima voltou a ser alvo do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) por conta de bebidas alcoólicas. Depois da confusão acerca de ingerir álcool nas lives da pandemia, a polêmica dessa vez envolve a Bahia.

Uma denúncia enviada pelo Ministério Público Federal baiano (MPF-Ba) e pela Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) em relação a de duas peças publicitárias da bebida "Vermelhão", lançada pelo sertanejo em abril deste ano, foram julgadas na semana passada. Nesta quinta-feira (21/7), segundo o jornal Extra, o Conar suspendeu as propagandas. 

De acordo com o órgão, esses dois processos estão amparados no anexo A do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária que trata da propagandas de bebidas alcoólicas de alto teor, os quais as recomendações foram contrariadas na campanha "Chama o vermelhão, bebê", protagonizadas pelo Gusttavo Lima.

Uma delas, segundo o Conar, é de que não tinha o aviso de idade mínima para ingestão de bebidas nas redes sociais, além de supostamente estimularem o consumo excessivo de álcool, como por exemplo, a aparição do cantor fazendo o uso da bebida. Outra queixa levantada na denúncia foi a ausência de frases com a recomendação para o consumo prudente.

No processo, a Abrabe também cita o ônibus do artista, que está envelopado com apelos que podem ser considerados publicidade da bebida. Apesar de já ter sido julgada, a ação ainda está em fase de recurso. O cantor e o fabricante têm cerca de 20 dias para se manifestarem e recorrerem a decisão.

Ao Conar, as defesas do fabricante Better Drinks e do cantor Gusttavo Lima afirmaram que reconhecem os problemas apontados pelo conselho e informaram a entidade que já alteraram ou retiraram do ar os anúncios que infringiam as recomendações do código.

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