Cirurgia de ginecomastia: entenda como funciona o procedimento de redução das mamas realizado pelo ex-BBB Eliezer
Recentemente, o ex-BBB Eliezer mostrou os resultados da sua cirurgia de redução das mamas, motivada pela ginecomastia, uma condição masculina resultante da hipertrofia das glândulas mamárias
Recentemente, o ex-BBB Eliezer mostrou os resultados da sua cirurgia de redução das mamas, motivada pela ginecomastia, uma condição masculina resultante da hipertrofia das glândulas mamárias. E aí, vem a dúvida: o que faz com que esse problema ocorra e como é o procedimento cirúrgico para resolvê-lo?
De acordo com os cirurgiões plásticos Paulo Sanjuan e Victor Sanjuan, sócios da Clínica Sanjuan, a ginecomastia pode se manifestar em várias fases da vida e as causas são diversas, como alterações hormonais que geram desequilíbrio entre a testosterona e o estrogênio, doenças, uso de alguns medicamentos e de substâncias ilícitas, como esteroides e anabolizantes.
"A ginecomastia é uma condição que, geralmente, afeta homens na vida adulta, recém-nascidos e adolescentes. Ela pode ser confundida com a falsa ginecomastia, que é quando o aumento de peso da mama ocorre devido à obesidade. A condição verdadeira, de forma geral, é benigna, mas impacta muito a autoestima do jovem-adulto, o que pode ocasionar na busca pela cirurgia de redução das mamas", explica Victor.
CIRURGIA
O procedimento cirúrgico de remoção do tecido glandular da mama é uma alternativa para o problema que, segundo Paulo, pode ser associado tanto à lipoaspiração da região, quanto à ressecção direta da glândula.
"Se a cirurgia for associada ao ressecamento da glândula, o que será feito é um corte na região da aréola, o que permitirá que a glândula que está gerando o inchaço seja ressecada e o formato da mama masculina recuperado. Além disso, é bom ressaltar que se o grau ginecomastia for mais alto, pode ser necessária também a retirada de excessos de pele", esclarece Paulo.
O papel da lipoaspiração nesses casos é exatamente o de retirada do excesso de gordura localizada na região, como afirma Victor. "Nesse caso, é indicado que a cirurgia de redução da gordura seja feita primeiro. Isso porque ela possibilita um melhor isolamento das glândulas mamárias, que serão retiradas posteriormente através da incisão na aréola".
No pós-operatório, geralmente a indicação é de repouso de 15 dias, cuidado ao elevar os braços, além do uso de coletes compressivos. Segundo Paulo, é importante também "evitar carregar peso e, após o período de repouso, continuar realizando as atividades com cautela".
LEIA MAIS: Polícia prende homem que matou Mãe Bernadete; outros dois envolvidos são detidos
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!