Celebridades

Velório de João Donato acontece no Theatro Municipal do Rio; corpo será cremado

Muitos artistas e políticos enalteceram a trajetória de João Donato, um dos grandes músicos brasileiros, que passou pela bossa-nova, conviveu com artistas do jazz norte-americano e deixa um verdadeiro legado para a MPB.

Por Da Redação

Velório de João Donato acontece no Theatro Municipal do Rio; corpo será cremadoCréditos da foto: Thiago Piccoli/Wikimedia
O corpo do multi-instrumentista, cantor e compositor João Donato, que morreu na madrugada desta segunda-feira (17/7), no Rio de Janeiro, será velado hoje (18/7), das 11h às 15h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A cerimônia será aberta ao público. O artista será cremado no Memorial do Carmo, na zona portuária do Rio, em cerimônia restrita aos familiares e amigos.
O músico morreu aos 88 anos, vítima de complicações pulmonares. Muitos artistas e políticos enalteceram a trajetória de João Donato, um dos grandes músicos brasileiros, que passou pela bossa-nova, conviveu com artistas do jazz norte-americano e deixa um verdadeiro legado para a música brasileira.
HOMENAGENS
O cantor, compositor e instrumentista Carlinhos Brown também destacou as habilidades do amigo. “João Donato é um gênio e fez com Gil uma paz invasora que inspira vários corações. Fez o não saber das bananeiras e com esse ritmo e melodia plantou nos pensamentos do Brasil um respeito maior ainda, as rítmicas que as canções promovem. Além de ser um dos maiores de todos os tempos, sempre oportunizou os novos e buscou uma forma de estar caminhando e dando rumo a tudo que o Brasil produz em música".
Já a cantora e compositora Marisa Monte escreveu em sua rede social: “Muito triste com a partida do meu amigo e parceiro João Donato. Um homem sensível e único, criador de um estilo próprio com um piano diferente de tudo que já vi. Doce, preciso e profundo. Fica o silêncio e a saudade”.
O jornalista, historiador, crítico, radialista e musicólogo brasileiro Ricardo Cravo Albin é considerado um dos maiores pesquisadores da música popular brasileira. Sua maior obra é o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, com cerca de 7 mil verbetes e referência na área musical. De acordo com Albin, João Donato deixa a MPB desolada e órfã, na medida em que foi um grande pioneiro da bossa-nova. “A bossa-nova internacionalizou a música popular do Brasil no mundo inteiro e fez com que o nosso ritmo pudesse ser muito aceito e reverenciado no mundo inteiro".
LEIA MAIS: Primeira fase do Desenrola pode limpar até 2,5 milhões de nomes; saiba como
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.