Kannário, Bethânia, Ivete: quem é o artista baiano mais ouvido no Spotify? confira levantamento do Aratu On
Caetano Veloso aparece logo depois de Tierry, enquanto Pitty tem mais que o dobro de ouvintes de Claudia Leitte, mas a loira não entrou na lista porque, apesar de ter a Bahia no coração, nasceu no Rio de Janeiro. Veja o ranking completo!
Era apenas uma tarde de quarta-feira (16/2) quando a redação Aratu On resolveu fazer um levantamento dos artistas baianos mais ouvidos do Spotify. Chocando um total de "zero pessoas" (sic), os cantores com maior número de ouvintes mensais são do gênero pagode/sertanejo, mas teve repórter de política arriscando em Bell Marques ou Gil; setorista de esporte lembrando do rock baiano, com Pitty e Maglore, e estagiário torcendo por Robyssão e Kannário.
TOP 5
O primeiro lugar na nossa lista ficou com Felipe Barão e Rodrigo Barão, da banda Barões da Pisadinha, nascidos nas cidades baianas e Heliópolis e Ribeira do Amparo, com mais de sete milhões de ouvintes mensais. Em segundo, ficaram Simone e Simaria, irmãs nascidas em Uibaí, com quase seis milhões.
O arrocha de Tayrone ocupa o terceiro lugar, com 4,5 milhões de ouvintes mensais, desbancando nomes como Léo Santana e ficando uma posição acima da juazeirense Ivete Sangalo. Parte do sucesso do "ex-cigano" vem da parceria com Marília Mendonça na música “Cê tá preparada”, que sozinha acumula mais de 90 milhões de streams.
Abaixo de Ivete, que tem 4,2 milhões de ouvintes mensais, a quinta colocação ficou com Tierry, também conhecido por "Tiehit", por conta das composições de sucesso. A plataforma de músicas, entretanto, considera apenas as músicas cantadas por ele.
OUTROS RITMOS
Uma grande surpresa veio logo no sexto lugar: Caetano Veloso, mestre da Música Popular Brasileira (MPB) nascido em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, acumula 3,2 milhões de ouvintes mensais. O amigo e ícone Gilberto Gil aparece um pouco depois, em nono, com 2.640.028.
Por pouco, a banda Gilsons, formada por seu filho mais novo e dois netos, ficaria em um empate quase técnico com seus 2.618.853 de ouvintes, mas os integrantes não nasceram na Bahia.
Outro ritmo que se destaca é a bossa nova. João Gilberto pode ter se consagrado com "Garota de Ipanema", mas o artista com 2,1 milhões de ouvintes é natural de Juazeiro.
O baiano alcança o 10º lugar, logo abaixo de Gilberto Gil, mas suas músicas mais ouvidas na plataforma são em inglês - "Corcovado (The Quiet Night of Quiet Stars)" e "The Girl From Ipanema" -, o que pode significar um número grande de ouvintes fora do país. O "poetinha" Vinícius de Moraes, apesar de gostar de passar uma tarde de Itapuã, é carioca.
Também teve espaço para o rock baiano: Pitty ficou em 13ª lugar, com 1,7 milhão de ouvintes mensais. O número é maior que o dobro dos ouvintes de Cláudia Leite, 824 mil, o que deixaria a "nega lôra" no 21º lugar, caso ela não tivesse nascido no Rio de Janeiro.
Os soteropolitanos do Maglore alcançaram o 33º lugar, com 133 mil, superando Silvano Sales e a banda La Fúria. O 'maluco beleza' Raul Seixas, nascido em Salvador, ocupa a 18ª posição, com 1,2 milhão de ouvintes por mês. Toca Raul!
A rainha Maria Bethânia, irmã de Caetano e filha da eterna Dona Canô, mostrou que - como dizem - é uma "entidade", figurando a 12ª colocação, com quase 2 milhões de ouvintes mensais.
NOVIDADES
E se você ainda não ouviu, ouça Majur. Considerada um dos principais nomes do afrofuturismo, a cantora que embala a canção 'AmarElo', de Emicida, ao lado de Pabllo Vittar, também integra o nosso ranking, no 25º lugar, com 558.512 ouvintes por mês.
Outras gratas surpresas vieram com o rapper Baco Exu do Blues (15º) e a jovem Agnes Nunes (17º), fenômeno da internet, que apesar de ter crescido na Paraíba, nasceu em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. O álbum “Quantas vezes você já foi amado?”, de Baco, entrou no top mundial dos dez maiores lançamentos da semana do Spotify, no final do último mês de janeiro, ocupando a quinta colocação. Agnes, por sua vez, tem como marca registrada a voz doce com sotaque presente em cada nota. Apesar da pouca idade, ela já dividiu o palco com a cantora do milênio, Elza Soares, e fez parcerias com Tiago Iorc (Pode Se Achegar) e Xamã (Escorpião).
No quesito "pagodão", nomes da velha guarda foam superados por estreantes. A banda Nego Jhá, do hit "Se Deu Sol, é Mar", com o recente lançamento de "Ploc Ploc Nela Contatinho Reserva", ficou em 11º lugar, acima de nomes como Harmonia do Samba (16º), Àttooxxá (27ª) e O Poeta (32º). A banda La Fúria (35º), com hits inspirados em memes, fecha a nossa lista principal.
CONFIRA O RANKING COMPLETO
EXTRA
Como somos curiosos e não queríamos desapontar a equipe, sondamos também a colocação do cantor Robyssão. Ele ficaria logo abaixo de Kannário e Durval Lélys, respectivamente, em 38º lugar, com 70.746 ouvintes mensais.
ASSIM:
36 - Kannário: 87.358 ouvintes mensais
37 - Durval Lélys: 78.698 ouvintes mensais
38 - Robyssão: 70.746 ouvintes mensais
E aí, ficou surpreso com o levantamento? Algum artista baiano que você gosta ficou de fora? Deixe um comentário!
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.