Câmara aprova projeto que cria o Dia Nacional da Axé Music

Dia Nacional da Axé Music pode ser comemorado anualmente em 17 de fevereiro

Por Da Redação.

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4187/24, que institui o Dia Nacional da Axé Music, a ser comemorado anualmente em 17 de fevereiro. A data foi escolhida por marcar o início do primeiro Carnaval após o lançamento da música Fricote, de Luiz Caldas, considerada a precursora do gênero musical.


Carnaval de Salvador | Foto: Manu Dias / GOVBA

Carnaval de Salvador | Foto: Manu Dias / GOVBA




A autora do projeto, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), destacou que a axé music surgiu da fusão da sonoridade africana dos blocos de Carnaval com outros ritmos, como reggae, samba e rock. O termo "axé music" foi cunhado em 1987, dois anos após o lançamento de Fricote. Em 2025, o gênero completará 40 anos.


O relator da proposta, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), enfatizou a importância cultural e econômica do axé para a Bahia e para o país. "Axé music se consolidou como um símbolo de resistência e afirmação da cultura baiana, refletindo a força e a diversidade do povo nordestino", afirmou. Ele também ressaltou o impacto do gênero no Carnaval, um dos principais impulsionadores da economia local.


A proposta segue para votação no Senado. Se aprovada, o Dia Nacional da Axé Music será oficialmente incluído no calendário brasileiro.


Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados  Fonte: Agência Câmara de Notícias

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias




LEIA MAIS: Saulo leva samba sul-coreano para sua Pipoca no Carnaval

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.