O Governo do Estado da Bahia anunciou um investimento recorde para a realização do Carnaval da Bahia 2025, garantindo uma festa segura, inclusiva e estruturada para baianos e turistas. O
anúncio foi feito nesta sexta-feira (14) pelo governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do vice-governador e coordenador do Carnaval, Geraldo Júnior, e outras autoridades, durante evento no Teatro do Irdeb, no bairro da Federação, em Salvador.
Jerônimo anuncia ações do governo no Carnaval 2025 | Foto: Anna Caroline \ Aratu On
“O Carnaval da Bahia não é apenas uma festa, mas um símbolo da nossa identidade cultural e do nosso potencial turístico. Estamos garantindo um evento seguro, inclusivo e bem estruturado para baianos e turistas”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Carnaval sem cordas e para todos os públicos
O Governo do Estado patrocinará uma série de atrações nos circuitos oficiais e nas cidades do interior. Artistas como Jammil, Thiago Aquino, Tony Sales, Solange Almeida, É o Tchan, Alinne Rosa, Rafa e Pipo, Kannário, Escandurras, Lá Fúria, Pagodart, Guig Guetto e Papazoni estão entre as atrações garantidas.
Além disso, o Programa Ouro Negro, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), terá R$ 15 milhões para apoiar 79 entidades de blocos afro, afoxés, de samba, de índios e reggae, beneficiando municípios como Salvador, Caravelas, Poções e Lauro de Freitas.
A Bahiagás também investirá no fomento cultural, patrocinando 99 projetos, incluindo 22 eventos de pré-Carnaval e 77 durante a folia. Em Salvador, serão 94 atrações patrocinadas, entre elas o Trio Armandinho e Irmãos Macedo, Bloco Os Mascarados, Pipoca das Pretas, Paulinho Boca e Edu Casanova.
Apresentação do Carnaval 2025 do governo da Bahia | Foto: Anne Caroline / AratuON
Segurança reforçada
A Segurança Pública será intensificada em 95 municípios e em 12 bairros de Salvador, com um investimento de R$ 98 milhões e um efetivo de 37 mil policiais e bombeiros. O monitoramento contará com 1.500 câmeras, sendo 826 na capital e 616 no interior, além de duas plataformas de observação elevada e um sistema de reconhecimento facial.
O número de Portais de Abordagem também foi ampliado, chegando a 99 equipamentos instalados em pontos estratégicos dos circuitos. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) reunirá 48 órgãos estaduais, federais, municipais e privados para monitoramento e resposta rápida a ocorrências.
Saúde e bem-estar dos foliões
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) reforçará o atendimento nos circuitos carnavalescos e nos hospitais de referência, garantindo:
• Plantões emergenciais em hospitais estratégicos;
• Ampliação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
• Testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites virais pelo projeto Fique Sabendo, em Salvador, Porto Seguro e Rio de Contas;
• Cinco ilhas de hidratação nos circuitos oficiais, beneficiando cerca de 1 milhão de foliões.
Inclusão social e direitos humanos
Para garantir um Carnaval mais inclusivo, o Governo do Estado implementará uma série de ações sociais:
• Pulseiras de identificação para crianças e pessoas com deficiência auditiva;
• Projeto Proteja, para atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência;
• Plantão Integrado dos Direitos Humanos, que acolherá denúncias de violações contra idosos, PcDs e LGBTQIAPN+;
• Programa Corra pro Abraço, oferecendo assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade;
• Tenda Oxe, Me Respeite!, para acolhimento e atendimento de mulheres vítimas de violência;
• Tendas Cuidar de Quem Cuida, garantindo apoio a mulheres catadoras e autônomas.
Sustentabilidade e apoio ao turista
O projeto Ecofolia Solidária fortalecerá a coleta seletiva durante a festa, promovendo geração de renda para catadores. O Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) reforçará a recepção em pontos estratégicos, como Aeroporto, Rodoviária e principais circuitos.
O programa “Até Breve” auxiliará turistas no Aeroporto de Salvador, e uma pesquisa de avaliação dos serviços e turismo receptivo será realizada durante a festa.
Carnaval de Salvador em 2023 | Foto: Manu Dias / GOVBA
Transporte e mobilidade
O metrô funcionará ininterruptamente das 5h de quinta (27/02) até 23h59 de quarta-feira (05/03), garantindo deslocamentos rápidos. O Ferry-boat terá operação especial para atender 300 mil passageiros e 45 mil veículos.
Além disso, a Rodoviária de Salvador oferecerá mais de 220 horários extras para atender 120 mil passageiros durante o Carnaval.
Carnaval da Bahia 2025: tradição, cultura e segurança
Com investimentos recordes e uma programação diversificada, o Carnaval da Bahia 2025 reafirma sua importância cultural e econômica. Segundo o vice-governador Geraldo Júnior:
“Mais que música, o Axé é a energia, a cultura e a identidade baiana em forma de festa. Nosso trabalho é garantir que todos possam viver essa experiência com segurança e estrutura adequada.”
A expectativa é que a folia movimente a economia e atraia milhares de turistas, consolidando a Bahia como referência mundial em Carnaval.