Música baiana se destaca com cinco álbuns entre os melhores do ano
Produção musical baiana ganhou destaque no cenário nacional ocupado 5 das 25 melhores produções de 2025
Por Rosana Bomfim.
A produção musical baiana ganhou destaque no cenário nacional com a divulgação da lista dos 25 melhores álbuns do ano da revista Rolling Stone Brasil. Ao todo, cinco trabalhos de artistas baianos figuram no ranking, que reúne alguns dos lançamentos mais relevantes da música brasileira recente.
O melhor desempenho entre os baianos foi do grupo BaianaSystem, que conquistou a segunda colocação com o álbum O Mundo Dá Voltas.
O trabalho ficou atrás apenas de Coisas Naturais, de Marina Sena.
Além do reconhecimento da crítica especializada, o disco também foi vencedor do Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa, reforçando a projeção nacional e internacional da banda.
A cantora e compositora Luedji Luna aparece duas vezes na lista com álbuns que fazem parte da Trilogia das Águas, projeto conceitual iniciado em 2020.
Um Mar Pra Cada alcançou a sexta posição, enquanto Antes Que a Terra Acabe ficou em 15º lugar.
O segundo trabalho traz canções como Apocalipse, parceria com Seu Jorge, que abre o disco e dialoga com os temas centrais da trilogia.
Outro nome em evidência é o da cantora feirense Rachel Reis, que aparece na 13ª colocação com Divina Casca. O álbum se destaca pela diversidade sonora, reunindo influências do pop, MPB, samba, jazz, arrocha e pagode, em uma proposta que evidencia a pluralidade da música produzida na Bahia.
Já a 11ª posição do ranking ficou com a cantora Jadsa, com o álbum Big Buraco. No trabalho, a artista aposta em canções mais diretas, com arranjos que mesclam sopros, teclados e levadas suingadas, além de letras marcadas por um tom íntimo e confessional.
A presença expressiva de artistas baianos na lista da Rolling Stone Brasil reafirma a força e a diversidade da cena musical do estado, que segue influenciando e renovando a música brasileira contemporânea.
LEIA MAIS: Margareth Menezes defende regulamentação de plataformas de streaming
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).