Lídice da Mata defende criação do Dia do Axé Music em 17 de fevereiro
Segundo a parlamentar, a data foi escolhida por sua proximidade com o Carnaval e por marcar um momento simbólico da história do gênero musical
A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) justificou a escolha do dia 17 de fevereiro para a celebração do Dia Nacional do Axé Music, projeto apresentado recentemente na Câmara dos Deputados. Segundo a parlamentar, a data foi escolhida por sua proximidade com o Carnaval e por marcar um momento simbólico da história do gênero musical. Segundo a parlamentar, o projeto pode ser votado na próxima semana na Câmara dos Deputados.
“Ele cria o Dia do Axé Music no dia 17 de fevereiro porque geralmente cai em fevereiro. Tem relação com o primeiro disco de Luiz Caldas, que foi considerado o início do Axé e tem a ver com a alegria de fevereiro”, explicou Lídice.

Deputada Lídice da Mata é autora da lei | Foto: Anna Caroline / Aratu On
A proposta homenageia um dos ritmos mais emblemáticos da Bahia, reconhecendo sua influência cultural e sua trajetória desde os anos 1980. O Axé Music teve como marco inicial o lançamento do álbum “Magia”, de Luiz Caldas, em 1985, que popularizou a canção “Fricote” e ajudou a projetar o movimento musical.
LEIA MAIS: Defesa Civil registra mais de 160 ocorrências em Salvador por causa da chuva

Projeto de Lei é de Lídice da Mata | Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Além de ser um tributo à história da música baiana, a criação do Dia Nacional do Axé Music reforça a importância do Carnaval de Salvador como um dos maiores eventos culturais do país, onde o gênero ganhou força e conquistou o Brasil.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).