Afoxé Filhos de Gandhy celebra tradição no circuito Batatinha
Agremiação levou o famoso tapete branco da paz ao Centro Histórico de Salvador
Por Da Redação.
O tradicional bloco Filhos de Gandhy desfilou neste domingo (2) pelo circuito Batatinha, levando a mensagem de paz e resistência cultural.
Com turbantes brancos, colares azuis e o ritmo marcante dos atabaques, o afoxé mais emblemático do Carnaval da Bahia arrastou foliões pelas ruas da cidade, reafirmando sua importância na preservação das tradições afro-brasileiras.
“Um bloco de respeito, que simboliza a paz e é conhecido no mundo. Nós temos muito valor. Meu esporte é o Gandhy”, declarou o folião Elício da Conceição.
Após a polêmica envolvendo a proibição de homens trans, a agremiação voltou atrás e liberou a filiação para pessoas do sexo masculino em geral.
“Reconhecemos que a sociedade está em constante transformação e que debates sobre inclusão são fundamentais. [...] Nesse sentido, recolhemos o termo de aceite onde consta a palavra 'masculino cisgenero', passando constar apenas 'do sexo masculino'".
Ouro Negro
O Filhos de Gandhy é um dos blocos contemplados pelo Programa Ouro Negro, do Governo do Estado, que tem o objetivo de fortalecer blocos afro, afoxés e outras entidades culturais no Carnaval. Neste ano, a iniciativa atingiu um investimento recorde de R$ 15 milhões.
Durante o desfile do bloco, o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, destacou a importância do apoio estadual para a manutenção dessas manifestações culturais.
“É a maior edição do Ouro Negro desde a sua criação. Agradecer ao governador Jerônimo Rodrigues pela sensibilidade do resgate da raiz da cultura, do nosso povo e da nossa gente”, ressaltou.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).