Carnaval

De salto, ela não vai! Ortopedista aponta riscos do calçado no Carnaval e dá dicas e opções

Um pé comum, sem salto, distribui o peso do corpo de forma ergonômica, natural, e faz com que 60% fique na região do calcanhar e 40% na ponta do pé

Por Bruna Castelo Branco

De salto, ela não vai! Ortopedista aponta riscos do calçado no Carnaval e dá dicas e opçõesCréditos da foto: Ilustrativa/Pexels

A mistura de álcool e salto alto pode ser fatal no Carnaval ou, mais provavelmente, te levar a um posto de saúde com dores nos membros inferiores ou uma torção. Na folia do ano passado, a secretária municipal da Saúde e vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, disse, em entrevista ao Aratu On, que muitas mulheres procuraram assistência médica justamente por esse motivo: muito álcool, muito salto, e muito álcool com muito salto juntos.


De acordo com Matos, as mulheres representaram 63% das vítimas de intoxicação alcoólica na festa, enquanto que os homens foram 37% dos socorridos.


"Queria aproveitar a oportunidade para falar com as meninas: eu, secretária de Saúde, dei uma olhadinha nos números com muito carinho, e vi que tem muitos casos de dor em membros inferiores e torções porque as meninas estão brincando com salto alto. Então, coloca um sapato adequado. E, também, beba um pouquinho menos. Das intoxicações alcoólicas, a gente percebeu que 63% dos atendimentos foram de mulheres", detalhou ela.


Veja a entrevista na íntegra:


https://www.youtube.com/watch?v=VWRQuKuOhhQ&t=2s

Usar salto alto em eventos que envolvem muitas horas em pé, longos deslocamentos, dança, empurra-empurra e multidões, de fato, está longe de ser o recomendado. Segundo o médico ortopedista Djalma Amorim Jr., especialista em coluna, um dos motivos é: de salto, a nossa base de fixação no chão é menor:


"Então, você não tem tanta firmeza quando você anda com sapato alto, esse é um ponto. O segundo, é que você termina ficando muito fora do chão, o que aumenta a incidência dos riscos de torções e fraturas. Você pode acabar fraturando o seu tornozelo, e essa fratura pode ser cirúrgica".


E isso é porque, um pé comum, sem salto, distribui o peso do corpo de forma ergonômica, natural, e faz com que 60% da carga fique na região do calcanhar e 40% na ponta do pé. Se você coloca um saltinho baixo, de 2cm de altura, tudo muda: essa distribuição fica dividida em 50% no calcanhar e 50% na ponta do pé. A partir de 4cm, por exemplo, a situação fica um pouco mais extrema o peso fica concentrado em 57% só na ponta do pé, e 43% no calcanhar. Imagina um salto 15?



"Quando você tem um apoio menor ao solo, acaba mudando, muitas vezes, a curvatura fisiológica que tem na coluna. Ou seja, muda o eixo da coluna. Consequentemente, pode ter dor", explica o ortopedista.


FUI DE SALTO E ME MACHUQUEI, E AGORA?


Caso você acabe indo de salto para a folia mesmo assim, e sofra uma lesão na rua, a primeira coisa que você precisa fazer é tirar o pé do chão, como indica Djalma Amorim Jr. "Você deve tirar a carga e ir para uma emergência ortopédica. O ortopedista vai tirar um raio X e, não encontrando fratura, pode pedir uma ressonância do tornozelo e do pé também para avaliar se tem alguma lesão ligamentar".


Por isso, para não ter erro, o melhor é ir de tênis. E não é um sapato novinho comprado especialmente para o Carnaval, não, e sim aquele tênis de academia velho de guerra mesmo, que já conhece cada curvinha do seu pé e está quase andando sozinho, como ressalta o especialista.


"Use o seu tênis já antigo, porque ele já está adaptado ao seu pé. Essa são orientações básicas para que todo mundo possa curtir o Carnaval com alegria, com felicidade e trazer boas memórias".


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.