Câncer de mama em pets: ação gratuita oferece exames em Salvador

Iniciativa do Outubro Rosa vai disponibilizar atendimento e prevenção ao câncer de mama em pets neste sábado (4)

Por Ananda Costa.

Neste sábado (4), das 9h às 14h, a Clínica Veterinária da Unijorge, no Campus Paralela, em Salvador, realiza a ação Outubro Rosa Pet, dedicada à prevenção do câncer de mama em pets.

Ação promove serviços contra câncer de mama em pets. Foto: Divulgação

+ Quais são os nomes de cachorro mais comuns no Brasil?

A iniciativa inclui exames gratuitos de palpação das glândulas mamárias em cadelas e gatas, além de orientações para tutores sobre sinais de alerta e cuidados com a saúde dos animais. O atendimento será por ordem de chegada, com opção de inscrição prévia pelo telefone (71) 99710-6095.

Durante a ação, alunos de Medicina Veterinária, profissão que foi homenageada no dia 9 de setembro no Farol da Barra, conduzirão o exame chamado “Toque Amigo”, que auxilia na detecção de nódulos.

Nos casos em que houver suspeita, os animais serão encaminhados para exames complementares e acompanhamento especializado com oncologistas veterinários.

+ Como fazer o seu cachorro mais feliz? Novo estudo explica

Câncer de mama em pets

Foto: Freepik

O câncer de mama em pets é uma das doenças mais comuns entre fêmeas, representando cerca de 50% dos tumores em cadelas e 17% em gatas, de acordo com estudos veterinários. 

A identificação precoce aumenta as chances de tratamento eficaz e pode garantir melhor qualidade de vida aos animais.

Tratamento e prevenção

Na maioria dos casos, o tratamento do câncer de mama é feito com a mastectomia – a retirada parcial ou total das mamas do pet. Dependendo do grau de malignidade, a cirurgia pode ser associada a medicamentos quimioterápicos. Simones Freitas detalha que, na maioria das vezes, é fundamental o diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento.

Para prevenir a doença, é importante levar o animal ao veterinário para realizar o check-up médico, independentemente da raça e do gênero. Outra forma de prevenção é realizar a castração do pet entre o primeiro e o segundo cio, o que evita uma exposição hormonal desnecessária e o surgimento de tumores.

Manter o peso adequado do pet, com uma alimentação saudável, também ajuda a proteger a saúde do bichinho, já que a obesidade é outro fator de risco para o câncer.

Outras ações

Em 2022, a Diretoria de Proteção Animal (Dipa), vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, promoveu uma ação para conscientizar a população sobre o câncer de mama em animais.

A iniciativa foi uma edição especial do Castramóvel, serviço municipal itinerante de castração de cães e gatos, e teve como intuito promover a conscientização dos tutores sobre a importância de cuidar das cadelas e gatas no que diz respeito à doença.

LEIA MAIS: Cão surfista? Brasileiro viaja com cachorro em motorhome para Mundial de Surf Dog

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.