"Gerou estigma e não combateu problema da transmissão", diz ativista sobre orientação da OMS a homens que fazem sexo com homens

"A OMS traz um aspecto técnico, mas isso vai pro aspecto social. Esse estigma acaba tirando do conjunto da sociedade a ideia de que ela precisa se proteger", afirmou.

Por Da Redação.

"Gerou estigma e não combateu problema da transmissão", diz ativista sobre orientação da OMS a homens que fazem sexo com homensreprodução/TV Aratu

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que homens que fazem sexo com outros homens reduzam as relações sexuais, como possível forma de conter o avanço da varíola dos macacos (monkeypox). A orientação técnica, no entanto, não deixa de trazer, também, estigmas já conhecidos da comunidade LGBTQIAP+.

Para debater o assunto, então, a TV Aratu convidou o ativista Onã Rudá - um dos 50 LGBT+ mais influentes do Brasil -, também Colunista On, no programa Cidade Aratu desta quinta-feira (4/8).

Na ocasião, Onã ressaltou que homens que fazem sexo com homens não são exclusivamente gays ou bissexuais, e o contágio não é determinado pela orientação sexual ou identidade de gênero de ninguém. A preocupação principal da comunidade LGBT+ é que aconteça o mesmo que ocorreu com o vírus HIV na década de 1980 - cair um estigma sobre essas pessoas -.

"A OMS traz um aspecto técnico, mas isso vai pro aspecto social. Esse estigma acaba tirando do conjunto da sociedade a ideia de que ela precisa se proteger", afirmou.

"Nesse momento, há esse recorte da comunidade LGBT+, mas o que se questiona hoje, em torno da OMS, é muito técnico. Se tem um problema epidemiológico dentro de um grupo, a gente vai incidir sobre ele. A questão é que, assim como em outras campanhas, a exemplo da HIV/Aids, gerou o estigma e não combateu o problema da transmissão", pontuou Onã, destacando que, até recentemente, mulheres heterossexuais eram a maioria das contaminadas no Brasil. "Há uma oscilação do vírus entre as comunidades", completou o ativista.

LEIA MAIS: Monkeypox: OMS recomenda que homens que fazem sexo com homens reduzam parceiros sexuais

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.