Geral

Salvador participa de pesquisa pioneira para monitorar ilhas de calor 

A campanha posiciona Salvador como referência em ações climáticas na América do Sul

Fonte:

Salvador será cenário de uma iniciativa inovadora para mapear áreas de maior concentração de calor, conhecidas como "ilhas de calor", com o objetivo de reforçar estratégias para proteger a população e turistas dos efeitos das altas temperaturas, intensificadas pelo aquecimento global. A capital baiana será a primeira cidade brasileira a monitorar todo o seu território continental com essa tecnologia.


Na última terça-feira (21), o pesquisador Paulo Zangalli Jr., professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), reuniu-se com representantes da Prefeitura de Salvador para discutir os detalhes do Observatório do Calor (Heat Watch Campaign), projeto coordenado por ele com apoio da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos.  


A pesquisa será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) e a Defesa Civil de Salvador (Codesal). Na próxima quinta-feira (23), equipes darão início à coleta de dados em todo o território continental da cidade, incluindo a Ilha de Maré. Sensores de temperatura instalados em veículos da Codesal serão utilizados para identificar os pontos mais vulneráveis ao calor.  


Foto: Márcio Filho/MTUR

Foto: Márcio Filho/MTUR




O estudo conta com uma equipe de dois docentes, quatro pesquisadores associados, seis doutorandos, oito mestrandos, sete graduandos e voluntários, além do suporte de equipes da Defesa Civil. Os resultados serão disponibilizados em uma plataforma pública, garantindo transparência e acesso para a população.  


Atualmente, Salvador utiliza um mapa de calor baseado em imagens de satélite, mas a nova tecnologia promete maior precisão na identificação de áreas de vulnerabilidade. Essa melhoria permitirá direcionar ações para mitigar os impactos das altas temperaturas e criar soluções mais eficazes para proteger os cidadãos.  


+ Pai esquece filhas em posto de gasolina e retorna 40 km para buscá-las


A cidade já possui o Plano de Contingência para Altas Temperaturas da Codesal, ativado quando os termômetros atingem ou ultrapassam 36°C. As medidas incluem instalação de ilhas de hidratação, distribuição de água potável e protetor solar, uso de aspersores e emissão de alertas pelo Centro de Monitoramento e Alarme da Codesal.  


O projeto foi apresentado em um encontro que contou com a participação de gestores municipais, incluindo Ivan Euler (titular da Secis), Gabriela Morais (coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Risco da Codesal), Alana Matos (subcoordenadora de Monitoramento e Análise das Ações Climáticas), Nathália Peixoto (chefe do Escritório de Cooperação Internacional) e Andrea Salvador (diretora de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde).  


Baía de Todos-os-Santos | Foto: Igor Santos/Secom PMS

Baía de Todos-os-Santos | Foto: Igor Santos/Secom PMS




+ Primeira Jam no Mam de 2025 acontece no sábado, em Salvador


Siga a gente no InstaFacebook e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.