Bahia lidera turismo nacional no verão e espera mais de 9 milhões de visitantes
Durante o verão, o turismo deve injetar R$ 23,7 bilhões na economia da Bahia, de acordo com dados da Pesquisa do Ministério do Turismo (Mtur)
Com o início do verão, a Bahia se torna um dos destinos mais procurados na estação mais quente do ano. Para 2024, a estimativa é que mais de nove milhões de visitantes passem pelo território baiano durante a alta temporada, conforme dados da Pesquisa do Ministério do Turismo (Mtur).
Essa alta demanda deve injetar R$ 23,7 bilhões na economia do estado, representando 16% do total dos 59 milhões de brasileiros que farão viagens de lazer dentro do país.
De acordo com o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar, o resultado da pesquisa superou as expectativas e reafirma a posição de destaque da Bahia como destino turístico.
"A crescente chegada de turistas é fruto do trabalho constante do Governo do Estado, com foco na promoção dos destinos, divulgação do calendário das festas de verão, prospecção de voos, capacitação da mão de obra e investimentos em infraestrutura. Tudo isso, aliado ao acolhimento genuíno do nosso povo", celebrou.
Wilson Spagnol, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, seção Bahia (Abih-BA), destacou a pluralidade de atrativos da Bahia, além da parceria entre poder público e iniciativa privada: "Certamente teremos um verão muito bom. Os principais destinos do estado devem registrar até 95% de ocupação da rede hoteleira. Durante a estação, a média deverá ser de 85% de ocupação", estimou.
Neste verão, a grande expectativa também é para o setor de bares e restaurantes. "Prevemos um aumento de até 15% nas vendas em relação ao ano passado e a criação de mais de 10 mil empregos diretos, além de 40 mil indiretos", afirmou Leandro Menezes, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no estado (Abrasel-BA).
Boteco do Português no bairro do Rio Vermelho. Foto: Divulgação
LEIA MAIS: Desemprego recua a 6,1% e atinge menor da série histórica
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).