Variedades

Startup baiana cria plataforma de engenharia acessível com projetos gratuitos

De acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), 82% das moradias do país são feitas sem arquitetos ou engenheiros.

Por Da Redação

Startup baiana cria plataforma de engenharia acessível com projetos gratuitosCréditos da foto: divulgação

De acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), 82% das moradias do país são feitas sem arquitetos ou engenheiros. A pesquisa, realizada pelo Instituto Datafolha, aponta ainda que mestres de obras e pedreiros são a opção mais usada por quem constrói ou reforma no país.


Diante deste cenário, a plataforma Nido, criada pela startup baiana de mesmo nome, oferece soluções integradas para que a construção da casa própria seja realizada de forma mais segura e econômica.


Atualmente, a plataforma Nido disponibiliza, de forma on-line e gratuita, modelos de residências que comportam uma ou até duas famílias, para a construção em lotes com mais de 100 m². Com selo de qualidade OR, incorporadora do Grupo Novonor, o objetivo principal da Nido é democratizar o acesso a moradias seguras, resilientes e sustentáveis, facilitando a acesso à informação e ajudando reduzir a prática da autoconstrução desassistida, que ainda é a principal forma de construção no Brasil.


“Normalmente quem decide construir a sua casa encontra uma série de dificuldades, desde o desconhecimento sobre o processo para construir de forma regular, até a falta de apoio técnico para elaboração dos projetos e na construção. Isso, muitas vezes, faz com que a obra tenha custo elevado, demore mais do que o planejado e apresente resultado insatisfatório. O imóvel pode apresentar problemas de conforto e segurança, além de desvalorizar a moradia numa eventual venda”, explica Lara Sorensen, Diretora Executiva de Novos Negócios Digitais na OR e responsável pela plataforma Nido.


Os projetos disponibilizados pela Nido não possuem fins comerciais e podem ser utilizados como referência por qualquer pessoa física que possua um terreno ou lote com as dimensões mínimas necessárias para cada residência. Mesmo com o concedimento do projeto, é indispensável a contratação de profissionais habilitados para garantir a adequação à realidade do usuário e para executar a obra. 


Além do projeto da arquitetura do imóvel, a plataforma disponibiliza projetos complementares de instalações elétricas e hidráulicas e uma estimativa do quantitativo de materiais necessários para cada etapa. O usuário que efetua o cadastro na plataforma ainda tem acesso ao custo estimado da obra e a ferramentas que o apoiam no planejamento e no acompanhamento de toda a construção, inclusive dos gastos. 


“O nosso público-alvo são famílias residentes em regiões metropolitanas que desejam casas confortáveis e econômicas. Ao utilizar um dos nossos projetos o usuário já tem uma ideia de quanto irá gastar, do tempo que poderá levar para construir, quais são as etapas que precisam ser realizadas e o tipo de apoio profissional que ele precisará. Assim ele pode se planejar financeiramente, economizar na construção e ainda ter uma casa mais confortável e segura”, detalha Lara Sorensen 


A plataforma sinaliza ainda as etapas de segurança obrigatórias para início da construção, como: consultar prefeitura da cidade sobre exigências específicas; contratar projeto de fundação e responsável técnico pela obra, e solicitar alvará de construção. Apesar dos projetos arquitetônicos, estruturais (exceto fundação) e complementares estarem disponíveis no software, eles servem como uma referência para facilitar a jornada de construção do usuário, sendo indispensável a contratação de um engenheiro ou responsável técnico. A plataforma também contará com um marketplace integrado, pelo qual o usuário poderá comprar facilmente todos os materiais necessários.  


“A Nido conecta várias pontas do processo de construção, facilitando o acesso do usuário à informação, a projetos, guiando o usuário em toda a sua jornada de construção, para que ele tenha uma casa confortável, segura e econômica”, finaliza Lara Sorensen.


COMO ACESSAR?


Disponível de forma totalmente gratuita, para acessar a plataforma, basta efetuar um rápido cadastro na página oficial da plataforma NIDO, através do www.minhacasanido.com.br. Após o preenchimento dos dados pessoais: nome, e-mail, data de nascimento, o usuário poderá escolher um dos modelos de casas disponíveis e o projeto será automaticamente carregado no perfil do usuário.


Os vídeos, que estão disponíveis dentro de cada fase, foram produzidos em parceria com o Senai Cimatec, a partir da construção de uma casa modelo real - o Projeto da Casa Pitanga, também disponibilizado na plataforma -, desde os serviços iniciais até o acabamento. 


Caso o usuário prefira utilizar um projeto próprio, ainda é possível usufruir de algumas ferramentas, como: controle de gastos, vídeos didáticos sobre as diversas etapas de construção e a loja para compra de materiais - que, em breve, reunirá diversos parceiros e lojas locais.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.