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O nome dela é Jeniffer e ela não trocou de lugar no avião; houve crime?

Advogado explica possível consequência da exposição sem autorização

Por Juana Castro

O nome dela é Jeniffer e ela não trocou de lugar no avião; houve crime?Foto: reprodução/redes sociais

O nome dela é Jeniffer e a conhecemos na internet, graças a um vídeo que viralizou nos últimos dias. Nas imagens, Jennifer Castro se mantém tranquila enquanto é filmada por uma mãe que a acusa de "falta de empatia", por não ter cedido o assento, na janela, ao filho dela, uma criança que chorava por, supostamente, querer muito aquele lugar.


"Essa pessoa tem algum problema?", questiona a mãe. "A gente entende, mas a pessoa não quer trocar... do nada!", continua. É possível ouvir ainda a voz de um homem, que diz em tom de ironia: "[vamos] bater palmas pra ela". 


"Estou gravando a sua cara, porque você não tem empatia com as pessoas. Isso é repugnante, porque você não tem empatia com uma criança", completa a mãe do menino. Jennifer, porém, continua tranquila na poltrona. Veja abaixo:




O vídeo foi compartilhado nas redes sociais por outra filha da mulher que filmou, com a seguinte legenda: "e minha mãe que encontrou uma pessoa sem empatia com a criança?". A situação logo viralizou nas redes sociais, mas teve efeito reverso. Nos comentários, muitas pessoas mostraram empatia... com Jennifer. "Certíssima", disse uma, ao que outras sugeriram que, da próxima vez, a mãe pague pela poltrona ao lado da janela.


Em um dos registros publicados no TikTok, Jennifer, que trabalha em uma agência bancária, comentou: "Ele [o menino] estava chorando porque queria o meu assento. A família tinha assento na janela, mas ele queria o MEU e eu não troquei".



Com a repercussão do caso, o vídeo original foi apagado e Jennifer ganhou milhares de seguidores em menos de 24 horas e até foi chamada de "diva do avião", com direito à hashtag #todoscomJenniferCastro. A quantidade de seguidores passava de 500 mil no momento desta publicação. "Diva, dá dicas de como nada te abala?", perguntou uma nova seguidora, ao que a bancária respondeu: "fazer terapia".



Os comentários não pararam. “Moça, vim te agradecer por não ter trocado de lugar. Meu dia melhorou 1000%. Depois conta o que aconteceu”, escreveu um. Outro sugeriu uma medida mais séria: “Já deu entrada nos processos contra a companhia aérea e a mãe sem noção?”. Ainda mais irônico, um terceiro afirmou: “Daqui a pouco a criança vai querer ir no lugar do piloto e ele vai ter que sair do lugar”.


Jennifer cometeu ou foi vítima de algum crime?


Cabe ressaltar que, conforme a legislação brasileira, nenhum passageiro é obrigado a trocar de assento com outro, exceto em casos de segurança ou sob orientação da tripulação. Ao Aratu On, o advogado Frederico Farias, especialista em Direito do Consumidor, falou que "a conduta correta da companhia aérea seria intervir na discussão de forma a solucionar o problema, até mesmo porque uma criança não pode viajar desacompanhada".


Já em relação ao fato de Jennifer ter sido filmada e exposta sem autorização, o advogado explicou que não houve crime, "porque não há nenhum enquadramento legal de crime", mas "pode ser 'ilícito civil', passível de gerar indenização".


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