Professor baiano transforma avaliação em livro e ganha prefácio do escritor que inspirou obra; confira essa história
O professor de literatura Diego Rochac, com mais de 10 anos de sala de aula, transformou em livro os minicontos e minipoemas dos alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola São José, em Barreiras, no oeste da Bahia.
O que seria apenas uma avaliação marcou a história de toda uma turma. O professor de literatura Diego Rochac, com mais de 10 anos de sala de aula, transformou em livro os minicontos e minipoemas dos alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola São José, em Barreiras, no oeste da Bahia.
Os textos foram produzidos após leitura e estudo do livro "Eles Eram Muitos Cavalos", do escritor brasileiro Luiz Ruffato, um dos maiores nomes da literatura contemporânea. O professor, então, juntou o material e apresentou como um "presente", em sala de aula, o e-book "Eles Eram Muitos Vagantes", recebido com muito entusiasmo pelos alunos.
"Cada autor explicou para o restante dos colegas o que quis escrever em cada minipoema, miniconto ou nanocapítulo", disse Rochac ao Aratu On. A nanoliteratura, conforme consideração do professor, é uma tendência da contemporaneidade e está muito presente nas redes sociais, por exemplo.
Depois da aula especial, com a apresentação compilado de textos, uma aluna sugeriu que o professor enviasse o livro para o próprio Luiz Ruffato, ao que ele disse que tentaria. Porém, "no fundo", Rochac não acreditava que teria uma resposta, "pelo fato de ser um dos maiores nomes da literatura mundial".
Qual foi a reação do docente, então, quando a representante do escritor nas redes sociais não só respondeu, como também enviou um vídeo de Luiz Ruffato falando sobre o projeto?
"Ele enviou em um sábado e os meninos fariam o Enem no domingo. Quando eu recebi a mensagem com o vídeo dele fiquei bestificado, e nós deixamos para mostrar aos alunos/autores apenas na manhã do Enem, para que isso servisse de ânimo para eles", relembra o professor, sem esconder o orgulho dos educandos. "Os meninos citaram Ruffato na redação, e muitos, hoje, estão em universidades federais e estaduais", completou.
Confira o vídeo:
Escritor Luiz Ruffato manda mensagem aos alunos. Confira: pic.twitter.com/s2VVYlnt4u
— Aratu On (de 🏠) (@aratuonline) January 26, 2022
PUBLICAÇÃO
Posteriormente, uma versão artesanal do livro foi feita como uma lembrança para os estudantes. "Como tinha essa obra feita, resolvi enviar para várias editoras, dentro e fora do brasil. E qual foi a minha surpresa? Sete editoras se interessaram, sendo que uma, chama 'Antofágica', definiu o nosso projeto como um dos melhores dos últimos anos", disse.
Mas não parou por aí. Para fechar "com chave de ouro", após conseguirem a publicação, Rochac entrou em contato com um amigo do Luiz Ruffato, para saber se ele poderia escrever o prefácio. "Ele já tinha gravado o vídeo e ainda assim se disponibilizou a escrever o prefácio. Era algo inimaginável. Um dos maiores escritores do mundo respondeu a gente, gravou um vídeo, escreveu o prefácio e marcou a nossa vida", reflete.
Professor Diego Rochac entre os alunos do 3º ano da Escola São José (2021), em Barreiras (BA)
"'Eles Eram Muito Vagantes' é um apanhado. É uma obra literária - escrita por um coletivo de estudantes e um professor - de nanoliteratura, extremamente contemporânea e que alia duas ferramentas muito importantes pra formação do ser humano: a literatura e a educação", conclui Diego.
Hoje, o livro publicado pela Viseu está disponivel em versões impressa e digital, em várias partes do mundo, incluindo todos os países de língua portuguesa, América Latina, Europa e Ásia. Saiba mais aqui.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.