China lança carro elétrico que não precisa de recarga

Sedã Changan Oshan 520 é carro da China que não precisa de recarga

Por Da Redação.

A fabricante chinesa Changan iniciou a entrega das primeiras mil unidades do Oshan 520 na cidade de Chongqing. Este sedã elétrico é o pioneiro a adotar a tecnologia de baterias intercambiáveis Choco-SEB, desenvolvida pela CATL, uma das maiores fabricantes de baterias do mundo.

China Lança Carro Elétrico Que Não Precisa De Recarga

Carro elétrico que não precisa de recarga

A principal inovação do Oshan 520 está na forma como ele recupera sua energia. Em vez de conectá-lo a um carregador por horas, o modelo permite substituir a bateria completamente em apenas 100 segundos, tempo comparável ao de um abastecimento convencional.

As baterias Choco-SEB, apresentadas pela CATL, receberam este nome devido ao formato dos módulos, que lembram barras de chocolate, e à sigla Swapping Electric Blocks. Essa tecnologia representa uma nova abordagem para a mobilidade elétrica.

Sedã Changan Oshan 520 É Carro Da China Que Não Precisa De Recarga

Expansão da infraestrutura de troca

A CATL planeja implantar 30 mil estações de troca compatíveis em toda a China, sendo mil delas ainda em 2025. Na cidade de Chongqing, já existem 34 estações ativas, com previsão de instalação de outras 16 nos próximos meses.

Cada estação pode armazenar até 48 pacotes de baterias e funciona como unidade de armazenamento de energia distribuída. Coletivamente, essas estações poderão armazenar até 33,6 milhões de kWh, integrando-se às redes elétricas e sistemas solares para equilibrar a demanda energética.

Aplicações práticas e ciclo de vida sustentável

O primeiro lote do Changan Oshan 520 será utilizado por uma empresa de táxis, aproveitando a praticidade do sistema de troca rápida. O modelo é equipado com baterias de 56 kWh e motor elétrico de 105 kW, equivalente a 141 cavalos de potência.

Um diferencial importante do sistema Choco-SEB é o gerenciamento completo do ciclo de vida das baterias. Uma plataforma baseada em nuvem monitora em tempo real cada bateria e célula individual, permitindo manutenção preditiva e análise de degradação.

Quando as baterias atingem capacidade reduzida para uso veicular, são reaproveitadas em aplicações estacionárias, como armazenamento na rede elétrica, energia de backup ou estações de carregamento. Este processo maximiza a utilidade de cada unidade produzida.

Ao final da vida útil, a CATL, através de sua subsidiária Brunp, recupera 99,6% do níquel, cobalto e manganês e 91% do lítio das baterias usadas. Em 2023, a empresa reciclou aproximadamente 100 mil toneladas de baterias, produzindo 13 mil toneladas de carbonato de lítio.

Especificações técnicas e preço

O Oshan 520 oferece autonomia declarada de 520 quilômetros no ciclo de medição chinês CLTC. Suas dimensões são generosas, com 4,77 metros de comprimento, 1,84 metro de largura e 1,47 metro de altura, complementadas por um entre-eixos de 2,76 metros.

No mercado chinês, o sedã tem preço inicial de 166.800 yuans, aproximadamente 20.350 euros ou 130 mil reais. Este valor o posiciona como alternativa competitiva no segmento de sedãs elétricos de médio porte.

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