Bola de fogo cruza o céu e intriga moradores da Bahia e outros estados; vídeo

A bola de fogo gerou especulações nas redes sociais, onde vídeos do momento foram compartilhados por testemunhas

Por Bruna Castelo Branco.

Um objeto luminoso cruzou o céu no fim da tarde de quarta-feira (14) e chamou a atenção de moradores de pelo menos quatro estados brasileiros: Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás. O fenômeno gerou especulações nas redes sociais, onde vídeos do momento foram compartilhados por testemunhas que acreditavam se tratar de um meteoro.

+ Quem são os evangélicos que sobem morros em Salvador? Descubra

+ Freira brasileira é demitida de mosteiro na Itália por ser 'bonita demais'

Foto: Redes Sociais

A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON, na sigla em inglês para Brazilian Meteor Observation Network) informou que há indícios de que o fenômeno foi provocado pela reentrada de lixo espacial na atmosfera terrestre. Especialistas ainda analisam os registros para confirmar a velocidade do objeto e seu possível ponto de queda.

Eu estava passando na lateral do Senado, na N1, em direção ao Palácio do Planalto, quando vi isso no céu”, relatou uma moradora de Brasília em um vídeo publicado na rede social X (antigo Twitter). Veja vídeo:

Ao SBT News, o professor do Planetário de Brasília, Luis Cavalcante, afirmou que as características observadas reforçam a hipótese de lixo espacial. “Eles têm uma fragmentação muito alta e cruzam o céu em velocidade baixa”, explicou.

Apesar do impacto visual, astrônomos alertam que esse tipo de ocorrência raramente representa risco à população. A BRAMON destacou que o episódio serve como alerta para o aumento preocupante de detritos em órbita da Terra — um problema crescente para cientistas e agências espaciais em todo o mundo.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.