Avião com ‘cara’ de baleia faz voo inaugural na França
Avião com ‘cara’ de baleia faz voo inaugural na França
Quem disse que baleia não voa? Com a ajuda da tecnologia, isso é capaz, sim, mas não de forma literal. É que na última quinta-feira (19/7), o Beluga XL (A330-700L), cujos nome e design são inspirados na baleia beluga, popularmente chamada de baleia branca, fez seu voo inaugural, de quatro horas, partindo do aeroporto de Toulouse-Blagnac, na França.
Mas apesar dessa aparência ‘fofa’, capaz até de acalmar quem tem medo de voar, a aeronave é cargueira e tem capacidade para 53 toneladas de materiais de fuselagem. Além disso, o Beluga ainda está em fase de testes e deve começar a operar só no ano que vem.
Sobre as belugas
Apesar de ser chamada de baleia, a espécie Delphinapterus leucas pertence à família dos golfinhos. Considerado raro, o animal habita as águas do Oceano Ártico e é altamente sociável, vivendo em grupos de 30 a 100 indivíduos. Atualmente, calcula-se que há aproximadamente 50 mil baleias brancas no mundo.
Em 2012, pesquisadores da Fundação Nacional de Mamíferos Marinhos, em San Diego, na Califórnia (EUA), descobriram que elas são capazes de imitar a voz humana após alterações da mecânica vocal.
LEIA MAIS: Pressionado pela torcida, Bahia recebe Vitória em primeiro BaVi do Brasileirão
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.