Falso policial civil é preso por extorsão e ameaça em Muritiba
O homem se apresentava como agente da Polícia Civil e exigia dinheiro das vítimas mediante ameaças
Por Lucas Pereira.
Um homem foi preso nesta quinta-feira (8), acusado de se passar por policial civil para praticar extorsão na cidade de Muritiba, a cerca de 114 km de Salvador. O suspeito foi localizado em sua residência, no distrito de São José do Itaporã, durante operação que contou com equipes da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Leste) e da Delegacia Territorial local.
Segundo a investigação da Polícia Civil, o homem já havia atuado como auxiliar administrativo na Delegacia Territorial de Muritiba cerca de um ano atrás. Desde então, apesar de ter sido desligado da função, ele continuava a se apresentar como policial, oferecendo resolução de problemas às vítimas e exigindo pagamentos pelos serviços. Há relatos de que ele utilizava ameaças graves como forma de coação.
Durante o cumprimento dos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar, os agentes encontraram diversos itens que reforçam a acusação de usurpação de função pública, como celulares, fardas da Polícia Civil da Bahia, coldres e cinto tático.
O material foi apreendido e encaminhado, junto com o suspeito, para a Delegacia Territorial de Santo Antônio de Jesus. O homem passou pelos exames de praxe e segue à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue apurando o caso para identificar outras possíveis vítimas e eventuais cúmplices.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).