A Cracolândia desapareceu? Entenda o que aconteceu com os usuários de São Paulo

A redução de usuários na região foi suficiente para que moradores questionassem: a Cracolândia desapareceu?

Por Da Redação.

A movimentação de usuários de drogas na Rua dos Protestantes, conhecida como uma das principais cenas abertas de uso de entorpecentes na região central de São Paulo, apresentou uma queda repentina nos últimos dias. A redução foi suficiente para que moradores questionassem: a Cracolândia desapareceu?

+ Líder de facção da RMS é preso em cobertura luxuosa avaliada em R$ 5 milhões em SP

+ Operação da PC desarticula grupo responsável por incêndios no Lobato

Foto: Redes Sociais/X

Apesar do esvaziamento no ponto tradicional, imagens divulgadas nas redes sociais na noite desta terça-feira (13) mostram um grupo de dependentes químicos transitando pela região da Praça Marechal Deodoro. A cena foi descrita como uma “procissão do crack” pela ONG A Craco Resiste. Ainda segundo relatos, os usuários teriam tentado se fixar no novo local, mas foram impedidos por agentes da Polícia Militar. Veja o vídeo:

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou que ações da gestão estadual contribuíram para a dispersão do fluxo de usuários. Entre as medidas destacadas estão a prisão de lideranças criminosas, apreensão de drogas, e o fechamento de hotéis supostamente utilizados para lavagem de dinheiro do tráfico.

Foto: A Craco Resiste/Instagram

A SSP também informou que aproximadamente 20 mil pessoas foram encaminhadas a serviços de saúde e assistência, como hospitais especializados, comunidades terapêuticas, UBSs, AMEs e hospitais gerais. O secretário de Segurança Pública do estado, Guilherme Derrite, afirmou que as ações “separaram o criminoso do dependente químico” e foram acompanhadas de reforço no policiamento e intensificação de investigações.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador Tarcísio de Freitas reforçou o compromisso de sua gestão com o desmonte da Cracolândia. “Estamos fazendo o que nunca foi feito, o que ninguém teve coragem de fazer. Por isso, reforço aqui meu compromisso: a Cracolândia vai acabar”, declarou o governador.

Foto: Redes Sociais/X

Com informações do SBT News

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.