As várias formas de violência contra a mulher e o papel da segurança pública
As várias formas de violência contra a mulher e o papel da segurança pública
Uma pesquisa divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizada pelo Instituto Datafolha mostrou que 27,4% das brasileiras, acima dos 16, já haviam passado por algum tipo de violência. Desses, 42% ocorreram no ambienta doméstico.
Como forma de tentar resolucionar o problema, em 2006 foi sancionada a Lei Maria da Penha, que tem por objetivo estipular punição adequada e coibir atos de violência doméstica.
No entanto, a violência física, não é o único tipo de abuso sofrido pelas mulheres. Em entrevista nesta quinta-feira (5/2), na live Café com Nelma, apresentada pela advogada Nelma Barreto, a Major Denice, comandante da Ronda Maria da Penha em Salvador, explicou que, existem cinco tipos de violência: física, moral, patrimonial, sexual e psicológica.
"A violência física ela é, talvez, a última coisa. E é essa violência que vai levar a mulher a entender que está sofrendo violência doméstica, mas antes, ela já sofreu todas as outras", explicou a PM.
No bate-papo, a Major ressaltou a importância da Lei Maria da Penha. "As pessoas só acreditam que estão sendo violentadas quando sofrem violência física. Mas, a Lei Maria da Penha ela trouxe esse esclarecimento pra gente. Essa Lei é a terceira Lei mais completa, relacionada à violência doméstica no mundo".
Durante a conversa, a Major ainda esclareceu sobre o importante papel exercido pelos pais, na criação de meninas, e do papel da Ronda Maria da Penha, que acolhe mulheres violentadas. "Nosso grande desafio é promover uma ressignificação cultural", contou.
Assista a entrevista completa na live "Café com Nelma", que vai ao ar todas as quartas, através do facebook do Aratu On, pelo aplicativo, ou diretamente no nosso portal:
LEIA MAIS: Modalidade em ascensão, fisioculturismo vai além da questão estética; saiba mais
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.