VÍDEO: jovem é agredido após abordagem da Guarda Municipal na Bahia
Jovem sofreu traumatismo craniano após abordagem da Guarda Municipal em Luís Eduardo Magalhães
Um jovem de 21 anos está internado após sofrer um traumatismo craniano durante uma abordagem da Guarda Civil Municipal (GCM) de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. A ocorrência foi registrada na sexta-feira (3) e ganhou repercussão após vídeos da ação circularem nas redes sociais.

Segundo relatos de testemunhas, a abordagem aconteceu quando um grupo de amigos retornava do Arraial de Luís Eduardo Magalhães. De acordo com uma das vítimas, que preferiu não se identificar, o grupo era formado por cinco casais que haviam deixado os veículos em casa por questões de segurança antes de seguir para a festa.
Ainda conforme o depoimento, três integrantes do grupo caminhavam à frente quando uma viatura da Guarda Municipal se aproximou. Os agentes teriam desembarcado e iniciado agressões contra um casal.
Ao presenciarem a situação, outros integrantes passaram a gravar a abordagem com celulares. Segundo a testemunha, os guardas também passaram a agredir as demais pessoas que estavam no local.
Em outra gravação, um homem vestindo camisa amarela aparece caído no chão após as agressões. Um agente toma o celular que estava em sua mão enquanto ele permanece imobilizado. Segundo testemunhas, trata-se do jovem de 21 anos que foi internado. Elas afirmam que ele foi imobilizado com um golpe conhecido como "mata-leão" e, já caído no chão, teria sido atingido na cabeça por um golpe de cassetete.
Veja:
O jovem sofreu um traumatismo craniano durante a abordagem, conforme informações da TV Oeste. Inicialmente, ele foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo Magalhães, mas, devido à gravidade dos ferimentos, foi transferido para o Hospital do Oeste, em Barreiras.
Segundo o pai da vítima, o jovem permanece internado, onde passa por exames e avaliação médica mais detalhada.
Prefeitura afasta agente e abre processo disciplinar
Em pronunciamento, o secretário municipal de Segurança e Trânsito, João Paulo Alves, afirmou que a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães não compactua com a conduta registrada nas imagens. Segundo ele, o agente envolvido foi retirado das atividades operacionais e transferido para funções administrativas.
O secretário informou ainda que foi instaurado um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar o caso. Conforme explicou, diante da gravidade dos fatos, a expectativa da administração municipal é pela demissão do servidor, respeitando o direito à ampla defesa e ao contraditório.
"Essa atitude nós não toleramos na Guarda Municipal. Tomarei todas as providências para que esse guarda seja punido rigorosamente, de acordo com a lei. Pela gravidade do que ocorreu, não há outro caminho senão, ao final desse processo administrativo, demiti-lo, porque não compactuamos com a atitude isolada que ele cometeu. Lamento profundamente o ocorrido", afirmou o secretário.
Em nota, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães classificou o episódio como um "caso isolado" e reiterou que não tolera esse tipo de conduta por parte de agentes da Guarda Civil Municipal. O caso é investigado pelas autoridades competentes.
Violência na Bahia
A Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública.
De acordo com o ranking, o Amapá liderou a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, apareceram a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).

A Bahia tem 13 cidades entre as 100 mais violentas do Brasil. É o que aponta levantamento realizado pelo Aratu On a partir de dados disponibilizados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O estado empata com o Rio de Janeiro na ponta do ranking. Os dados se referem a 2025 e incluem apenas os números absolutos de vítimas de homicídios dolosos.
A única cidade da Bahia no top 10 é Salvador. A capital baiana, terceira no ranking, registrou 669 notificações de homicídios dolosos. A cidade perde para o Rio de Janeiro (1.152 casos) e Fortaleza (718 casos). Esta, inclusive, é a primeira vez em cinco anos que Salvador não lidera os casos de violência no Nordeste.
Leia mais: Mais de 100 canetas emagrecedoras são apreendidas em cidade da Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
