Lavagem do Bonfim: confira tudo que você precisa saber sobre a festa

Lavagem do Bonfim: confira tudo que você precisa saber sobre uma das festas populares mais tradicionais de Salvador

Por Da redação.

A tradicional Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (15), em Salvador, envolve uma série de ações que visam a segurança e o bom andamento de uma das festas populares mais tradicionais da capital baiana. E o Aratu On separou tudo o que você precisa saber para aproveitar o dia. Vale destacar que a festa tem transmissão ao vivo do portal que só cresce na Bahia.

Lavagem do Bonfim terá pontos de hidratação

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) atuará com um esquema especial de prevenção e resposta durante a Lavagem do Bonfim. No percurso de 7,2 quilômetros, tradicionalmente feito a pé, os bombeiros implementarão cinco pontos de hidratação.

A operação foi planejada para reforçar a segurança de fiéis, turistas e trabalhadores que participam da caminhada entre a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Colina Sagrada.

Como parte das ações, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) disponibilizou cerca de 100 mil copos biodegradáveis com água tratada, que serão distribuídos pelo CBMBA ao longo do cortejo do Senhor do Bonfim.

Lavagem Do Bonfim Valter Pontes Secom Pms

Pontos de hidratação na Lavagem do Bonfim

 

  • Ponto 01: Em frente ao Trapiche Barnabé

  • Ponto 02: Mercado do Peixe

  • Ponto 03: Unidade do Corpo de Bombeiros, na Calçada

  • Ponto 04: Canteiro do Largo de Roma

  • Ponto 05: Igreja do Bonfim

Ao todo, 174 bombeiros militares estarão empregados na operação, com atuação distribuída em todo o percurso. A estrutura contará com quatro Postos de Comando de Bombeiros (PCBOMs) e 14 Postos Elevados de Observação (PEOs), posicionados estrategicamente para garantir ampla visibilidade e resposta rápida a situações de urgência e emergência.

Lavagem do Bonfim: veja como voltar para casa

A tradicional Lavagem do Bonfim  é a maior festa religiosa popular de Salvador e conta com um percurso de 7,2 quilômetros de extensão. Tradicionalmente, o trajeto da Basílica de Nossa Senhora da Conceição até a Basílica do Senhor do Bonfim é feito a pé. Mas e a volta? O Aratu On traz dicas de como retornar para casa com tranquilidade.

Confira as opções de transporte público disponíveis

Ao todo, 19 linhas regulares vão operar com horário estendido até 0h, atendendo diretamente a área da Lavagem do Bonfim.

Entre elas estão:

Vista Alegre x Ribeira;
Base Naval x Ribeira;
Fazenda Coutos x Ribeira;
Paripe x Ribeira;
Ribeira/Bonfim x Campo Grande;
Ribeira x Lapa;
Fazenda Grande do Retiro x Ribeira;
Ribeira x Federação;
Ribeira x Barbalho/Fazenda Garcia;
Massaranduba x Estação Hiper BRT;
Ribeira x Estação Hiper BRT;
Ribeira x Rio Sena/Avenida Santa Terezinha;
Santa Cruz x Calçada/Bonfim;
Vale das Pedrinhas x Vila Rui Barbosa;
Cabula VI x Ribeira (R2);
Terminal Acesso Norte x Ribeira;
Cajazeira 11 x Ribeira.

Para reforçar o transporte para a Lavagem do Bonfim, 36 ônibus reguladores ficarão posicionados no Largo do Papagaio, na Ribeira, das 13h às 22h.

Na Estação da Lapa, outros 10 veículos reguladores atuarão no mesmo horário, com o objetivo de atender aos picos de demanda e reduzir o tempo de espera dos usuários.

Ônibus

Durante a Lavagem do Bonfim, os ascensores urbanos vão funcionar gratuitamente, facilitando o deslocamento entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa.

O Elevador Lacerda, reinaugurado pela prefeitura, operará das 6h às 22h, enquanto o Elevador do Taboão funcionará das 6h30 às 18h30. Os planos inclinados Gonçalves e Liberdade/Calçada terão funcionamento das 6h às 19h, e o Plano Inclinado do Pilar, das 6h30 às 19h.

Para quem quiser fazer o caminho de volta pela Baía de Todos-os-Santos, é possível descer pela lateral da Basílica do Bonfim até a costa, onde barqueiros realizam a travessia de volta para o Comércio.

O preço varia conforme o tamanho da embarcação, a quantidade de pessoas e o destino, a partir de R$ 50, em média. A viagem pode terminar no Comércio, Gamboa ou Barra.

Travessia de Ferry-boat

O Sistema Ferry-Boat seguirá operando com partidas de hora em hora, porém com acesso diferenciado para veículos ao Terminal São Joaquim, em função da Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (15).

Imagem Do Ferry Boat

Durante todo o dia, o terminal contará com mudanças no tráfego e sinalização especial. A ação, realizada em parceria com a Transalvador, vai disponibilizar uma via exclusiva para os veículos que seguem para o terminal pelo Túnel Américo Simas.

Para facilitar o acesso dos motoristas, haverá um desvio na Rua Estado de Israel, na Avenida Oscar Pontes. A Internacional Travessias Salvador informou que excepcionalmente neste dia, o setor responsável pela entrega e renovação de cartões Ferry Card estará fechado, em razão das comemorações da festa.

Atendimento da Rede SAC

Na quinta-feira, todos os postos da Rede SAC estarão abertos normalmente, exceto:

  • SAC Comércio (Fechado)
  • SAC Uruguai (Fechado)
  • SAC Liberdade (Aberto de 8h às 16)

Lavagem do Bonfim é feriado em Salvador?

Mesmo reunindo milhões de fiéis, moradores e turistas todos os anos, a Lavagem do Bonfim, realizada nesta quinta-feira (15), e a Festa de Iemanjá, comemorada em 2 de fevereiro, não são consideradas feriados municipais em Salvador. 

As celebrações, reconhecidas como patrimônios culturais e símbolos da identidade baiana, seguem fora do calendário oficial da capital. A principal explicação para a ausência do status de feriado está na lei federal nº 9.093, de 1995, que estabelece um limite para feriados religiosos nos municípios brasileiros. De acordo com a legislação, cada cidade pode instituir no máximo quatro feriados religiosos.

Lavagem Do Bonfim

Em Salvador, todas as datas religiosas reconhecidas oficialmente como feriado municipal são de tradição católica: Paixão de Cristo (Sexta-feira Santa), Corpus Christi, Dia de São João e Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Com o limite já atingido, outras celebrações religiosas, mesmo de grande relevância cultural, não podem ser incluídas no calendário oficial.

Apesar de não serem feriados, a realização das festas provoca mudanças na rotina das regiões onde ocorrem os eventos. A grande concentração de pessoas costuma impactar o trânsito, o transporte público e a circulação local, além de interferir no funcionamento do comércio e de serviços.

Em alguns casos, empresas e órgãos públicos localizados na Cidade Baixa e no Rio Vermelho adotam ponto facultativo ou horários reduzidos durante as celebrações.

A medida, no entanto, não é obrigatória e se restringe, em geral, a moradores e trabalhadores dessas áreas, enquanto o restante da cidade mantém funcionamento normal.

Vai chover na Lavagem do Bonfim? Veja a previsão em Salvador

Está chegando o dia da maior festa popular da nossa capital: a Lavagem do Bonfim, que acontecerá nesta quinta-feira (15). A previsão indica sol, calor e pouca chance de chuva, o que favorece as celebrações. A temperatura máxima deve alcançar 32 °C, com sensação térmica elevada durante a tarde.

No interior do estado, o tempo também segue quente e seco. Regiões do oeste, norte e nordeste da Bahia, como Ibotirama, Juazeiro, Curaçá e Euclides da Cunha, podem registrar temperaturas próximas de 35 °C, com sensação térmica em torno de 40 °C. Caso ocorram, as chuvas devem ser rápidas e localizadas.

Segurança Pública

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) vai contar com o emprego de 1.612 policiais militares para atuar especialmente durante o evento. As ações da Polícia Militar da Bahia, através do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), contam com a atuação de sete Comandos de Policiamento Regional e Especializados, da Academia da Polícia Militar (APM) e do Centro de Formação de Praças (CFAP).

A Operação Lavagem do Bonfim 2026 foi iniciada pela Polícia Militar da Bahia (PMBA), através do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), desde a última quinta-feira (8), com um esquema especial de policiamento que seguirá até o dia 18 de janeiro.

No dia do evento principal, na quinta-feira, serão realizadas ações preventivas, acompanhamento em tempo real e medidas de controle até a dispersão do público. Conforme a SSP, serão empregadas guarnições em 29 Postos Elevados de Observação (PEO) no trajeto, além de guarnições embarcadas em uma frota de 88 veículos, sendo 47 duas rodas, 25 quatro rodas e 16 Bases Móveis de Segurança ao longo do circuito e ruas adjacentes.

Haverá policiamento com atenção específica nos principais corredores viários, estações de transbordo, de metrô, terminais rodoviários e marítimos, bem como os pontos turísticos e centros comerciais. O reforço na segurança também contará com o sobrevoo de aeronaves e a utilização de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (RPAS), além de célula de intervenção tática e antibomba em prontidão.

Aratu On tem transmissão ao vivo da Lavagem do Bonfim

Após uma cobertura inédita, que ultrapassou 20 mil visualizações, o Aratu On realiza nesta quinta-feira (15) a transmissão ao vivo da Lavagem do Bonfim 2026, por meio do canal oficial no YouTube.

A transmissão está prevista para começar às 8h e vai mostrar todo o percurso, que tem início na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, onde ocorre um culto ecumênico, e segue até a Igreja do Bonfim. 

No ano passado, a live do Aratu On registrou alto engajamento do público, com pico de 1.439 espectadores simultâneos. Além disso, a resposta do público foi positiva, com o envio de mensagens e reações durante a transmissão.

Veja ao vivo a transmissão da Lavagem do Bonfim 2026 no Aratu On

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.