Festival Virada Salvador: 1º dia tem mais de 70% de ocupação hoteleira

Taxa chegou a 72,39%, com regiões turísticas acima de 80% e cerca de 30 mil visitantes na capital para período do Festival Virada Salvador

Por Matheus Caldas.

O primeiro dia do Festival Virada Salvador confirmou o bom momento do turismo na capital baiana e reforçou o papel estratégico do evento para a economia local. Dados do Observatório do Turismo, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, apontam que a taxa de ocupação hoteleira chegou a 72,39%.

O índice representa um crescimento de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho é ainda mais expressivo em regiões tradicionalmente procuradas por turistas, como Itapuã e Stella Maris, onde a ocupação já ultrapassa 80%.

Em relação ao fluxo de visitantes, a estimativa inicial indica a presença de aproximadamente 30 mil turistas apenas no primeiro dia da Virada Salvador. O número reforça Salvador como um dos destinos mais procurados do país para as festas de fim de ano.

+ Confira programação deste domingo do Festival Virada Salvador 2026

Virada Salvador | Fotos: Igor Santos/ Secom PMS

Durante a abertura da programação, a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, destacou a estratégia da Prefeitura para fortalecer o turismo e ampliar o tempo de permanência dos visitantes na cidade.

“Quando a gente conecta estrategicamente o Natal ao Réveillon, conseguimos manter o turista mais tempo em Salvador. Isso significa economia pulsante, geração de renda e oportunidades para o nosso povo. Salvador se consolida como uma cidade desejada para visitar, mas, sobretudo, uma cidade pensada para quem vive aqui”, afirmou.

A expectativa da gestão municipal é que a Virada Salvador 2025 movimente cerca de R$ 591 milhões na economia local. O impacto atinge diretamente setores como hotelaria, gastronomia, transporte, comércio e serviços, além de gerar milhares de empregos diretos e indiretos.

Com uma programação que reúne grandes nomes da música brasileira, além de uma operação integrada de serviços públicos, acessibilidade e ações de inclusão social, a Virada Salvador se consolida como um dos principais eventos do calendário turístico nacional e um importante motor de desenvolvimento econômico e cultural da capital baiana.

Leo Santana foi principal atração da primeira noite de Virada Salvador | Bruno Concha/Secom

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.