Embaixada da França lança Villa Fatumbi, que fortalece cooperação entre França, Brasil e África

A Embaixada da França no Brasil lança, no dia 29 de agosto, a Villa Fatumbi, programa de cooperação cultural que busca conectar artistas

Por Bruna Castelo Branco.

A Embaixada da França no Brasil lança, no dia 29 de agosto, a Villa Fatumbi, programa de cooperação cultural que busca conectar artistas, instituições, festivais e estruturas culturais da França, do Brasil e da África.

Inspirado em iniciativas já existentes na diplomacia francesa, como a Villa Swagatam, na Índia, e a Villa Albertine, nos Estados Unidos, o projeto apresenta um modelo inovador, descrito como uma “rede-arquipélago”. De acordo com a definição oficial, trata-se de “um espaço comum de diálogo no qual cada membro da Villa Fatumbi é autônomo e independente, ao mesmo tempo em que compartilha valores e uma visão comuns”.

+ Projeto ‘EGbÉ’ oferece cursos gratuitos para jovens negros em Salvador

+ Turismo: The New York Times opina sobre Salvador e publica guia de 36 horas

A Villa Fatumbi é direcionada a artistas, profissionais das indústrias criativas, instituições, estruturas culturais e festivais. | Foto: Divulgação

O programa propõe ainda um formato inédito de intercâmbio entre os três continentes, envolvendo a França, o Brasil e a África — especificamente Benim e Costa do Marfim — com a meta de promover a criação contemporânea e estimular a economia criativa. “Inspirada no legado do fotógrafo francês Pierre Fatumbi Verger, reafirma a ambição de fortalecer os laços culturais entre a França, o Brasil e a África”, detalhou a embaixada em comunicado.

A Villa Fatumbi é direcionada a artistas, profissionais das indústrias criativas, instituições, estruturas culturais e festivais interessados em estabelecer diálogos artísticos, coproduções internacionais e eventos em múltiplos formatos.

O programa propõe ainda um formato inédito de intercâmbio entre os três continentes. | Foto: Divulgação

Segundo a embaixada, o programa já conta com 25 membros, entre residências e instituições culturais. No Brasil, participam centros no Rio de Janeiro, Manaus, Salvador, Belém e São Paulo. Na França, as cidades de Lyon, La Rochelle e Nice estão representadas. Na África, integram a rede Cotonou, no Benim, e Abidjan, na Costa do Marfim.

O nome do programa homenageia o fotógrafo e pesquisador Pierre Fatumbi Verger, reconhecido por seu papel no diálogo entre culturas europeias e afro-atlânticas. Ao longo de sua trajetória, Verger construiu um elo duradouro entre a França, o Brasil e a África, em especial com o Benim.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.