Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

VLT de Salvador terá novo trecho com túnel e integração ao metrô no Retiro

VLT de Salvador terá trecho de mais de 3 quilômetros entre Baixa do Fiscal e Retiro, com sete paradas, passagem subterrânea e conexão com o metrô

Por Laraelen Oliveira.

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador terá uma nova intervenção de grande porte na região da Baixa do Fiscal. O projeto de expansão prevê a implantação de um trecho com mais de três quilômetros até o Retiro, incluindo uma passagem subterrânea, obras de drenagem e integração com o sistema metroviário da capital baiana.

+VÍDEOS: colisão frontal entre caminhões causa fogo incontrolável e morte de dois motoristas na BR-116

O VLT entre a Baixa do Fiscal e o Retiro terá 3,75 quilômetros de extensão, segundo a licença prévia emitida pelo Inema. Do total, 3.055,91 metros serão construídos em superfície e outros 696,49 metros em trecho elevado/Foto: GOV-BA

As informações foram divulgadas pelo secretário da Casa Civil da Bahia e ex-presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, que compartilhou imagens do projeto nas redes sociais. Segundo ele, o novo percurso do VLT contará com sete paradas.

VLT terá passagem subterrânea no Largo do Tanque

Entre as principais intervenções previstas no projeto está a construção de uma passagem subterrânea no Largo do Tanque. O VLT também terá obras de drenagem ao longo da Avenida San Martin, no trecho que seguirá até a Estação Retiro.

A chegada ao Retiro prevê ainda a integração do VLT com o sistema metroviário de Salvador, ampliando a conexão entre os diferentes modais de transporte sobre trilhos da cidade.

+VÍDEO: caçamba vira após asfalto ceder durante recapeamento em Pernambués

A expansão do VLT foi planejada para aproximar o Subúrbio Ferroviário da Linha 1 do metrô, permitindo que passageiros cheguem diretamente à Estação Retiro por meio da integração entre os dois sistemas/Foto: Reprodução 

Nas imagens divulgadas por Eracy Lafuente, é possível observar o traçado projetado para o novo trecho, incluindo a passagem subterrânea e a conexão com a infraestrutura viária já existente na região.

VLT amplia operação assistida em Salvador

A divulgação do projeto ocorre poucos dias depois de o VLT de Salvador ampliar sua operação assistida. Desde 1º de setembro, a Parada Marisqueiras, localizada em São João do Cabrito, passou a receber passageiros.

+VÍDEO: Carro pega fogo na Avenida Dorival Caymmi, em Salvador

Com a nova parada, o trecho em operação entre a região e a Estação Calçada passou a ter cerca de seis quilômetros. A operação com passageiros teve início no fim de junho, no percurso entre Calçada e Lobato, e posteriormente foi ampliada até Marisqueiras.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.