Transalvador realiza ação educativa de trânsito em escola no Matatu
Transalvador realiza ação educativa de trânsito em escola municipal no Matatu; projeto contou com canções, circuito interativo e marchinhas
Por Laraelen Oliveira.
A Prefeitura de Salvador, em conjunto com a Superintendência de Trânsito (Transalvador), realizou nesta terça-feira (16) um projeto educacional sobre trânsito na Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo, na Avenida Bonocô, no bairro de Matatu. O evento contou com a presença de mascotes, circuito de bicicletas, palestras educativas e a apresentação da banda da Guarda Civil Municipal (GCM), que executou canções, marchinhas e o Hino Nacional Brasileiro para cerca de 300 alunos.
Segundo a gerente de Educação para a Transalvador, Mirian Bastos, a ação integra um calendário de atividades para o mês inteiro em virtude da Semana Nacional do Trânsito, realizada entre os dias 18 e 25 de setembro em todo o país.
“Realizamos aqui palestras lúdico-pedagógicas, brincadeiras e um show voltado para as crianças, reforçando valores de cidadania e de comportamento no trânsito. Também fizemos uma oficina de bike, para que os alunos aprendam a respeitar esse espaço compartilhado. Até o fim do mês, a Transalvador preparou um conjunto de ações estruturantes em escolas, empresas e diferentes espaços da cidade”, explicou Mirian.
Importância da ação educativa
O diretor da unidade de ensino, Uilton Vieira, falou sobre a importância da ação para os estudantes. “Sabemos que hoje o fluxo de transporte está muito intenso. Muitas vidas são perdidas no trânsito, e é na base que ensinamos os alunos a serem prudentes, a valorizarem a vida. Com essa parceria, eles conseguem ver isso de forma prática, entendendo a sinalização e a importância da obediência às leis”, disse.
Também presente durante as atividades, a coordenadora da Gerência Regional de Educação (GRE), Adriana Souza Purificação, reforçou o impacto da iniciativa. “É um trabalho de conscientização que traz para os nossos alunos situações do dia a dia, criando procedimentos de educação para o trânsito. Esse aprendizado deve começar desde cedo nas escolas, com práticas simples, como atravessar na faixa ou utilizar as passarelas. Aqui, por exemplo, muitos estudantes moram do outro lado da avenida e acabam querendo atravessar de qualquer forma”, declarou.
Além da educação, a Prefeitura tem desenvolvido um conjunto de medidas para melhorar a mobilidade urbana e reduzir acidentes. Recentemente, foi entregue uma nova ligação viária para desafogar o tráfego na Rótula do Abacaxi, um dos pontos mais críticos da cidade. Também foi lançada uma campanha de segurança voltada para motociclistas, categoria que lidera os índices de vítimas em acidentes. Somado a isso, a Transalvador intensificou a fiscalização e já apreendeu 152 veículos de transporte clandestino somente este ano, reforçando o combate à irregularidade e a busca por um trânsito mais seguro e organizado.
Leia também: BRT Salvador atende mais de 2 milhões de usuários no mês de agosto
Leia também: Helicóptero por aplicativo? Veja como vai funcionar o 'Ubercóptero' em 2026
Leia também: Ônibus movido a fezes humanas utiliza dejetos de 1,5 milhão de pessoas
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).