Plano Inclinado Gonçalves retoma após requalificação em Salvador
Plano Inclinado Gonçalves passou por melhorias estruturais, troca de peças e pintura durante intervenção da Prefeitura
Por Ananda Costa.
O Plano Inclinado Gonçalves retomou o funcionamento nesta segunda-feira (1º) após passar por uma requalificação realizada pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob).

A intervenção incluiu troca de peças dos bondes, nova pintura, substituição de gradis e outras melhorias estruturais e de manutenção, com objetivo de aumentar a segurança e a eficiência do equipamento.
De acordo com a Semob, obras semelhantes estão programadas para o Plano Inclinado Liberdade-Calçada e para o Pilar, onde já houve início da pintura das fachadas e futuras intervenções nos bondes.
A Prefeitura também destaca que, em fevereiro deste ano, concluiu a reforma estrutural e a modernização das cabines do Elevador Lacerda.
O Plano Inclinado Gonçalves funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h. A tarifa é gratuita
Planos inclinados passam por obras de requalificação

No ínicio do ano o Plano Inclinado Gonçalves passou por requalificação também, mas sua operação sofreu adiamentos antes de retomar o serviço. Ao todo o serviço, que ficaria um dia sem funcionar, ficou suspenso por 10 dias por dificultade de obter peça relacionada ao freio do equipamento. Após esse episódio, o serviço já ficou inoperante novamente este ano, no mês de março.
Durante o período de obras, o funcionamento do equipamento será temporariamente suspenso para que sejam executadas melhorias estruturais e nos bondes.
Entre os serviços previstos estão a substituição de peças, nova pintura dos bondes e troca de gradis, entre outros ajustes. A expectativa é de que o sistema volte a operar completamente revitalizado até o fim de novembro. Enquanto isso, os usuários que dependem do Gonçalves poderão utilizar alternativas como o Elevador Lacerda e o Elevador do Taboão.
Após a entrega do Plano Inclinado Gonçalves, os planos inclinados Pilar e Liberdade-Calçada também serão contemplados com obras de requalificação.
“Essa é uma das maiores requalificações que a Secretaria de Mobilidade (Semob) está realizando nestes equipamentos, que fazem parte da rotina do soteropolitano, para oferecer mais segurança e conforto aos passageiros no seu dia a dia”, explicou o secretário da pasta, Pablo Souza.
O titular da Semob ressaltou ainda que, além de proporcionar mais comodidade aos usuários, as intervenções devem estimular o turismo, valorizando a história e o patrimônio urbano de Salvador. Ele lembrou também que, em fevereiro deste ano, a Prefeitura concluiu a reforma completa do Elevador Lacerda, que passou por melhorias estruturais e nas cabines.
“Esta foi a maior requalificação dos últimos anos. O Lacerda é um dos mais importantes cartões postais de Salvador, conhecido no mundo inteiro, e queremos que os turistas que vierem também conheçam nossos outros ascensores, que fazem parte da nossa história e do desenvolvimento de nossa cidade”, destacou o secretário.
LEIA MAIS: Prefeitura de Salvador diz que não pretende privatizar Elevador Lacerda
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).