Obras do VLT alteram trânsito na Calçada; veja o que muda

Um trecho da Avenida Jequitaia, nas proximidades do Largo da Calçada, terá o tráfego alterado a partir das 15h deste domingo (8)

Por Bruna Castelo Branco.

Um trecho da Avenida Jequitaia, nas proximidades do Largo da Calçada, terá o tráfego alterado a partir das 15h deste domingo (8) devido a intervenções relacionadas às obras do VLT de Salvador.

De acordo com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), os serviços incluem obras de macrodrenagem e a implantação da via permanente do VLT no trecho entre Calçada e Comércio. A previsão é que os trabalhos sigam até a sexta-feira (13).

Um trecho da Avenida Jequitaia, nas proximidades do Largo da Calçada, terá o tráfego alterado a partir das 15h deste domingo (8). | Foto: CTB

Alterações na via

Durante o período das obras, motoristas que trafegam pela Avenida Jequitaia, no sentido ComércioAvenida Nilo Peçanha, deverão realizar desvio pela Rua Elias Nazaré, ao lado do Mercantil Rodrigues, ponto onde se inicia a área de intervenção.

Segundo a CTB, haverá sinalização no local e monitores de trânsito para orientar os condutores e organizar o fluxo. Apenas ônibus com destino à Suburbana/Ribeira e à linha Acesso Norte, além de viaturas, poderão seguir no trajeto habitual.

Outras duas mudanças no tráfego também serão adotadas:

  • A Travessa Bom Gosto terá o sentido de circulação invertido;
  • A Rua Arthur Catrambi passará a operar em sentido único em direção à Rua Fernandes Vieira.

Transporte público

Os pontos de ônibus localizados na área em obras serão remanejados temporariamente.

O ponto do Largo da Calçada será transferido para a Rua Fernandes Vieira, após a Estação da Calçada.

As intervenções fazem parte do conjunto de obras de micro e macrodrenagem previstas ao longo do traçado do VLT de Salvador. | Foto: CTB

Já o ponto localizado atrás do largo, em frente à loja Top Móveis, também terá alteração. Usuários que seguem no sentido Largo do Tanque deverão utilizar os pontos antes e depois da área de intervenção.

Para quem segue em direção ao Acesso Norte, o ponto provisório ficará na Avenida Engenheiro Oscar Pontes, após o Restaurante Vavá.

Obras do VLT

As intervenções fazem parte do conjunto de obras de micro e macrodrenagem previstas ao longo do traçado do VLT de Salvador. Ao todo, estão planejados 5.346,66 metros de drenagem, sendo 3.344,65 metros destinados à região entre Calçada e Comércio.

O pacote inclui ainda a implantação da linha férrea do sistema nesse trecho, etapa prevista em aditivo contratual firmado em agosto de 2025.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.