Greve dos controladores aéreos é suspensa em todo Brasil
Greve dos controladores aéreos é suspensa após acordo entre sindicato e NAV Brasil no TST
Por Lucas Pereira.
A greve dos controladores aéreos, prevista para iniciar nesta quarta-feira (24), foi suspensa em todo o Brasil, de acordo com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV). A decisão foi tomada após uma reunião de representantes da categoria com a NAV Brasil, empresa estatal de navegação aérea do país.
O encontro entre as partes aconteceu na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, na segunda-feira (22). Na reunião, ficou acertado que a NAV Brasil irá revisar e implantar o Plano de Cargos e Salários dos trabalhadores nos próximos 12 meses e aplicação de reajuste imediato de 9% no plano de saúde.
Em comunicado nas redes sociais, o sindicato informou que “a suspensão da paralisação significa uma mudança de estratégia, e não uma rendição. Continuaremos com total força e determinação as negociações com a NAV Brasil, pressionando pela pauta de reivindicações, que é legítima e necessária para toda a categoria”.
Se fosse confirmada, a greve dos controladores aéreos iria afetar os aeroportos baianos como o Aeroporto Internacional de Salvador, o Aeroporto de Porto Seguro e o Aeroporto de Barreiras. Vale lembrar ainda que no começo de setembro, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o reajuste das tarifas aeroportuárias de quatro aeroportos no país, incluindo o de Salvador.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).