Fim da baliza na prova do Detran? Entenda como fica situação na Bahia

Fim da baliza na prova do Detran? Mudança já ocorre em outros estados, mas Detran-BA diz que manobra segue obrigatória na Bahia; entenda

Por, João Tramm e Matheus Caldas.

O anúncio do fim da baliza na prova do Detran em alguns estados brasileiros passou a gerar dúvidas entre candidatos a tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na Bahia. A mudança foi adotada nesta segunda-feira (26) pelo Detran de São Paulo e também ocorre em estados como Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.

Em São Paulo, a prova prática deixou de exigir a baliza em área demarcada por estacas. A alteração segue resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em dezembro de 2025, e tem como foco avaliar a condução do veículo em situações reais de trânsito, como circulação em via pública, conversões e estacionamento junto ao meio-fio.

Apesar do avanço em outros estados, o fim da baliza na prova do Detran não vale para a Bahia. Em nota enviada à imprensa, a autarquia na Bahia diz que a manobra segue obrigatória no exame prático realizado no estado. “O Detran-BA esclarece que, devido às novas mudanças propostas pelo Governo Federal, em atendimento às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), na Bahia não houve o fim da baliza”, disse.

+ Quanto custará tirar a CNH sem autoescola com as novas regras? Confira

Prova da baliza segue obrigatória na Bahia, diz Detran | Foto: divulgação/Detran-BA

Segundo o departamento, o que mudou foi apenas a ordem de execução da manobra durante o exame prático. “Houve a alteração na ordem cronológica da realização da manobra. Na Bahia, a baliza passou a ser realizada ao final do circuito de rua”, explicou.

Os departamentos estaduais de trânsito têm autonomia para definir as especificidades do exame, o que explica as diferenças entre as regras adotadas em cada estado, desde que respeitadas as diretrizes nacionais.

Em relação ao uso de veículos automáticos na prova prática, outra mudança adotada em São Paulo, o Detran-BA informou que a liberação ainda não está autorizada no estado. “Os carros automáticos serão liberados para participarem das provas práticas após a publicação, pelo Contran, do Manual Brasileiro de Direção Veicular”, esclareceu.

Portanto, enquanto outros estados caminham para o fim da baliza na prova do Detran, na Bahia os candidatos devem continuar se preparando para a manobra, que segue como etapa obrigatória do exame prático de direção.

Foto: Detran-BA

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.