‘Barcos voadores’: Synerjet pode trazer novo transporte ao Brasil em 2026
Embarcações da Synerjet combina barco e avião em um transporte que pode começar a atuar em mares brasileiros ainda este ano
Por Laraelen Oliveira.
A empresa nacional Synerjet assinou um acordo com a fabricante Regent Craft para a encomenda de 10 unidades de um novo veículo elétrico que combina barcos e aviões, que poderão atuar nos mares brasileiros ainda esse ano. O modelo escolhido é o Viceroy Seaglider, com capacidade para 12 passageiros e equipado com 12 motores elétricos. O alcance é de até 300 km, podendo atingir velocidades de até 300 km/h.

Criada no Brasil, a empresa Synerjet atua em toda a América Latina, desta forma, além do território nacional, a tecnologia pode ser implementada nas Américas do Sul e Central. As embarcações ainda se encontram em fase de testes e tem previsão de voo ainda para este ano.
Vicery Seaglider apresenta nova forma de tráfego
A forma de trajeto do Vicery Seaglider funcionará da seguinte forma:
- O veículo irá partir do porto navegando sobre a água;
- Após ganhar velocidade, ele aciona um hidrofólio para aumentar ainda mais o desempenho;
- Em seguida, decola, mantendo-se sempre a uma distância da superfície da água equivalente à envergadura de suas asas;
As embarcações Seagliders são do tipo “wing-in-ground” (WIG), que voam em efeito solo sobre uma almofada de ar acima da superfície da água. A incorporaração de tecnologias-chave, como hidrofólios e sistemas automatizados de controle da embarcação, possibilitam a tolerância a ondas e facilitam a manobrabilidade, controle manual e segurança.
Nova Rodoviária de Salvador bate média de 22 mil passageiros por dia
Após duas semanas de operação, a Nova Rodoviária de Salvador, localizada no bairro de Águas Claras, registra um desempenho positivo, com a circulação diária superior a 22 mil passageiros. Inaugurado em 20 de janeiro de 2026, o novo terminal já ultrapassou as projeções iniciais da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).
Segundo o órgão, a ligação direta com a Estação Águas Claras do Metrô tem sido um dos principais fatores para facilitar o deslocamento de usuários oriundos de diferentes regiões da capital e da Região Metropolitana. Além da melhoria na mobilidade, o espaço conta com uma estrutura completa de serviços, incluindo o funcionamento integral do SAC, além de lanchonetes e estabelecimentos comerciais.
VLT de Salvador faz primeira viagem-teste com população
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador realizou a primeira viagem teste com a participação do público no trecho que liga a Calçada ao Lobato, no Subúrbio Ferroviário, contemplando cinco estações. Ao todo, cerca de 120 pessoas participaram da experiência, entre moradores da região, autoridades, representantes da imprensa e o governador Jerônimo Rodrigues (PT).

O trajeto de ida e volta teve como finalidade analisar o funcionamento do sistema em condições reais de operação. De acordo com o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, a realização de testes com passageiros representa um marco significativo no desenvolvimento do projeto.
Salvador ganha Planejador de Viagens para facilitar o trajeto pela capital
A Secretaria de Mobilidade (Semob), em parceria com o aplicativo de recargas KIM, lançou o Planejador de Viagens oficial da Prefeitura. A nova ferramenta possibilita aos usuários consultar as melhores rotas e organizar seus deslocamentos de maneira simples e eficiente.
O acesso ao Planejador de Viagens está disponível tanto pelo aplicativo KIM quanto pelo site da Semob, por meio de um ícone exclusivo. Desenvolvida pela empresa KIM, que já oferece o serviço de recarga online do cartão Salvador Card na capital baiana, a iniciativa passa a integrar o conjunto de facilidades voltadas aos usuários do transporte público de Salvador.
Leia também: Saiba como usar o planejador de viagens oficial de Salvador no App KIM
Leia também: Tiago Correia apresenta proposta para reforçar segurança nas estradas baianas
Leia também: Fim da baliza na prova do Detran? Entenda como fica situação na Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).