Vai dar praia? Veja previsão para último fim de semana do ano em Salvador
Último fim de semana do ano promete ser de calor intenso, mas com possibilidade de nuvens
Na contagem regressiva para 2026, começa o último fim de semana do an e a dúvida dos soteropolitanos para os dias de verão é: vai dar praia? De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a previsão é de tempo firme, com sol predominante e calor intenso.

Segundo informações do Clima Tempo, a sexta-feira (26) terá sol, mas com possibilidade de nuvens à tarde.
Temperatura: mínima de 23°C e máxima de 31°C
Ventos: velocidade média de 19 km/h
Sábado (27)
O dia será de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. A noite terá poucas nuvens.
Temperatura: mínima de 23°C e máxima de 32°C
Ventos: 12 km/h
Domingo (28)
A previsão indica sol com algumas nuvens, sem previsão de chuva.
Temperatura: mínima de 24°C e máxima de 30°C
Ventos: em torno de 21 km/h
A Codesal reforça a importância de cuidados básicos durante o verão, como hidratação constante e proteção contra o sol. Em caso de emergência, a população deve acionar o órgão pelo telefone 199.
Verão começa com onda de calor: veja riscos e saiba como se proteger
O verão começou sob alerta de uma intensa onda de calor que deve se estender pela primeira semana da estação e atingir o período do Natal em áreas das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
De acordo com a definição adotada por especialistas, o fenômeno é caracterizado por temperaturas de pelo menos 5°C acima da média por cinco dias consecutivos. Nessas condições, as noites tendem a permanecer abafadas e os riscos à saúde aumentam, especialmente entre grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças.
Diante do cenário, especialistas em saúde recomendam medidas preventivas para reduzir os impactos do calor extremo no dia a dia.

Entre as orientações básicas está a hidratação constante. A ingestão de líquidos deve ocorrer ao longo de todo o dia, mesmo na ausência de sede, com preferência para água e sucos naturais sem açúcar. Bebidas alcoólicas, muito doces ou gaseificadas devem ser evitadas.
A alimentação também deve ser adaptada, com a escolha de refeições mais leves e feitas em menores intervalos. Frutas, legumes e saladas são indicados, além de cuidados redobrados com a conservação e o manuseio dos alimentos.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).