Salvador registra 110 mm de chuva em duas horas e ventos de 80 km/h
Codesal registra 110 mm de chuva em duas horas e ventos de 80 km/h em Salvador, superando média de novembro; equipes seguem mobilizadas
Por Laraelen Oliveira.
A forte frente fria que atingiu Salvador nesta sexta-feira (21) provocou um acumulado de mais de 110 milímetros de chuva em pouco mais de duas horas, volume superior à média esperada para todo o mês de novembro, que é de 108,2 mm. Além disso, rajadas de vento chegaram a 80 km/h na região da Barra, segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal).
Mesmo com a intensidade do temporal, a Codesal informou que não houve registros de ocorrências graves. Nenhuma das sirenes instaladas em áreas de risco precisou ser acionada. Equipes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Salvador (SMPDC) estão nas ruas realizando vistorias e acompanhando pontos vulneráveis para garantir a segurança da população.
“Foi muita chuva em pouco espaço de tempo. As equipes da Codesal e de todo o SMPDC estão atuando em toda a cidade, realizando as vistorias e garantindo a segurança dos nossos munícipes”, afirmou o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo.
O gestor também chamou atenção para as fortes rajadas de vento registradas na Barra. “Quase 80 km/h. Não temos nenhum outro registro recente nessa velocidade. Estamos atentos a possíveis quedas de vegetais e destelhamentos”, destacou.
A previsão indica que Salvador pode voltar a registrar pancadas de chuva ainda nesta sexta-feira (21). A expectativa é de melhora gradual no tempo a partir de sábado, com maior estabilidade no domingo. As equipes da Defesa Civil permanecem em regime de plantão 24 horas, inclusive durante o feriado.

Além da Codesal, participam das ações órgãos como a Secretaria de Manutenção (Seman), a Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Transalvador, Guarda Municipal, Limpurb e o Corpo de Bombeiros. O Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec) segue acompanhando as condições climáticas e emitindo alertas à população em caso de risco iminente.
Investimentos em prevenção
Sosthenes Macedo ressaltou que os investimentos feitos pela Prefeitura nos últimos anos têm contribuído para que Salvador enfrente períodos chuvosos sem registrar tragédias, como ocorria no passado. Segundo ele, mais de 565 áreas de risco foram protegidas, aumentando a segurança de milhares de famílias.
Recentemente, o prefeito Bruno Reis autorizou o início de obras de contenção de encostas em 46 áreas da cidade, com investimento de R$ 130 milhões. Outras intervenções semelhantes continuam em andamento, reforçando a infraestrutura de prevenção em diferentes bairros da capital.
Temporal em Salvador: Chuvas intensas, deslizamento e raios
As informações divulgadas pela Codesal sobre o volume excepcional de chuvas e os ventos de 80 km/h em Salvador se conectam diretamente ao contexto climático mais amplo registrado em todo o estado nos últimos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais de 340 municípios baianos estão sob aviso nesta sexta-feira (21), devido às condições climáticas adversas.
A chuva em Salvador causou alagamentos e transtornos em diversos locais da cidade. A intensidade das chuvas causou um deslizamento no bairro de Sussuarana, nas proximidades da Avenida Ulysses Guimarães. Áreas como Lucaia, Vale do Canela e Iguatemi, além de Bairros como Nordeste de Amaralina, Federação, Barra, também foram afetados, assim como as avenidas Paralela, Bonocô e San Martin.
A Bahia também foi atingida por mais de 90 mil raios entre quarta-feira (19) e sexta-feira (21), segundo dados da Climatempo utilizados pela Neoenergia Coelba. Os temporais também provocaram ventos fortes, que derrubaram árvores e objetos sobre a rede elétrica em várias regiões da Bahia.
Leia também: Jerônimo promete ações do governo diante das chuvas na Bahia
Leia também: Chuva causa alagamentos e 'engole' carros em Lauro de Freitas; veja vídeos
Leia também: Após madrugada chuvosa, cratera se abre na BR-116 e rodovia é interditada
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).