Amazon lança nova geração assistente Alexa+ com IA de última geração
No lançamento, a Amazon promete nova atualizão da Alexa+, com IA de última geração, com conversação avançada, personalizada e que realiza tarefas
Por Rosana Bomfim.
A Amazon anunciou nesta terça-feira (30), quatro novos dispositivos Echo, desenvolvidos sob medida para o Alexa+, seu assistente de inteligência artificial de última geração. A novidade marca um passo importante da empresa no avanço da chamada “IA ambiente”, capaz de oferecer interações mais naturais, personalizadas e proativas no dia a dia dos usuários.
Os lançamentos incluem o Echo Dot Max, Echo Studio, Echo Show 8 e Echo Show 11, que chegam ao mercado com design redesenhado, maior potência de processamento e sensores avançados. A aposta da Amazon é tornar o uso do Alexa+ mais fluido, útil e integrado às rotinas domésticas.
O impacto da inteligência artificial tem atingido padrões inimagináveis. Em setembro, a A Albânia anunciou a nomeação de uma IA como ministra responsável por fiscalizar contratos e enfrentar a corrupção em processos de licitação. O primeiro-ministro Edi Rama revelou que a assistente virtual Diella, cujo nome significa “Sol” em albanês, ficaria encarregada de supervisionar todas as contratações públicas que envolvem empresas privadas.
As prentensões da Amazon, no entanto, parecem estar mais ligadas ao campo da tecnologia prática. Neste novo modelo da Alexa+, no coração dos novos Echo, estão os chips personalizados AZ3 e AZ3 Pro, responsáveis por rodar modelos de IA mais avançados e aprimorar a detecção de conversas. O Echo Dot Max, por exemplo, oferece áudio três vezes mais potente que o modelo anterior e maior precisão no reconhecimento de voz.
Já o Echo Studio combina som envolvente com suporte para áudio espacial e Dolby Atmos, enquanto os novos Echo Show trazem telas de alta definição, câmeras de 13 megapixels e recursos inteligentes para organização familiar, bem-estar e controle da casa conectada.
Outro destaque é a plataforma de sensores Omnisense, que utiliza câmera, áudio, ultrassom, radar Wi-Fi e outros sinais para permitir respostas proativas, como alertar sobre uma porta aberta ou lembrar compromissos quando uma pessoa entra no cômodo.
Segundo a empresa, os clientes que adquirirem qualquer um dos novos Echo terão acesso imediato ao Alexa+, que já está disponível em fase de Acesso Antecipado. A Amazon afirma que os usuários interagem com a nova versão do assistente mais do que o dobro em relação à versão anterior, demonstrando maior engajamento e confiança nas funcionalidades.
Amazon e Alexa+: lançamentos dos novos ethos
-
Echo Dot Max: lançamento em 29 de outubro
-
Echo Studio lançamento em 29 de outubro
-
Echo Show 8 lançamento em 12 de novembro
-
Echo Show 11 lançamento em 12 de novembro
Com a nova geração de dispositivos, a Amazon reforça sua posição no mercado de assistentes virtuais e alto-falantes inteligentes, apostando em tecnologia própria para oferecer experiências cada vez mais imersivas e integradas ao cotidiano dos consumidores.
O google já havia divulgado atualizações do Google Home e dispositivos Nest com Inteligência Artificial. O Gemini passa a integrar câmeras Nest, o Google Assistente e recursos de automação no Google Home, em uma iniciativa do Google para tornar a casa inteligente mais natural e fácil de usar.
A tecnologia de inteligência artificial multimodal amplia o entendimento de imagens, sons e comandos de voz, oferecendo experiências mais contextuais e conversacionais dentro de casa.
O Google oficializou os limites de uso da IA Gemini, sua plataforma de inteligência artificial integrada ao ecossistema da empresa. Segundo a empresa, os tetos foram criados para equilibrar custos operacionais, garantir estabilidade dos servidores e estimular a adesão aos pacotes premium.
LEIA MAIS: Leila Pereira: 'Minha sugestão é criar liga sem Flamengo'
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).