Simm oferece cursos de capacitação para pessoas com deficiência; objetivo é praparar para o mercado de trabalho
Os cursos são: Educação Financeira, Excelência em Vendas, Excelência no Atendimento ao Cliente e Espanhol Básico para Iniciantes, sendo 60 vagas para cada curso.
Buscando atender as Pessoas com Deficiência (PCD) e melhor capacitá-los para o mercado de trabalho, o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), promove, a partir desta quarta-feira (20/4), uma série de cursos voltados exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PCD) em Salvador. As aulas ocorrerão presencialmente, na sede do Instituto Inserir, localizado na Rua da Paz, 18, em Itapuã.
Os cursos são: Educação Financeira, Excelência em Vendas, Excelência no Atendimento ao Cliente e Espanhol Básico para Iniciantes, sendo 60 vagas para cada um, beneficiando 240 pessoas no total. As aulas seguem até 10 de agosto, com turmas no turno matutino, das 9h às 11h e no turno noturno, das 18h às 19h. As inscrições podem ser feitas através do telefone (71) 99305-2670.
“É muito importante disponibilizar os cursos, e a gente percebeu que a empregabilidade pode ser facilitada se a gente qualificar essas pessoas, porque aumenta a segurança, autoestima e confiança delas, além de fazer com que se sintam com as mesmas condições de outro indivíduo para participar dos processos seletivos”, avalia Maria Eduarda Lomanto, diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec.
LEIA MAIS: Vamos falar sobre capacitismo?
Com foco inclusivo, o Simm procura desenvolver um trabalho de reconhecimento às necessidades dos trabalhadores com deficiência, apresentando uma série de ações para viabilizar o aumento no número de vagas para estes profissionais.
SENSIBILIZAÇÃO
Em paralelo à capacitação para as PCD, o Simm também promove atividade com os empregadores, para maior engajamento e conscientização da inserção destes trabalhadores no mercado de trabalho. Com o tema “Inovação, Excelência e Cultura da Diversidade”, o próximo encontro, em parceria com o Instituto AB, acontece no dia três de maio, às 9h, na unidade do Simm Comércio.
Maria Eduarda destaca que o Simm possui diversas vagas voltadas para PCD que ainda não foram totalmente ocupadas. Por isso, é feita também uma sensibilização com eles sobre a importância de entrar no mercado de trabalho para criar o protagonismo na empresa e crescer na carreira.
“Temos feito o trabalho de sensibilização com eles e com os empregadores, no sentido de que eles criem meios e estruturas nas empresas para que as PCDs prosperem. Com a qualificação, é mais um elemento para a PCD crescer, seja quem já estiver empregado e, quem não estiver, para se empregar”, explica a diretora.
LEIA MAIS: ANTT suspende operações da Itapemirim; medida visa a garantir segurança dos usuários
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!