Serviço

Embasa disponibiliza equipes para 'caçar' vazamentos subterrâneos; saiba como solicitar

Em 2023, a Embasa precisou fazer a correção de uma média de três vazamentos não aparentes por dia

Por Da Redação

Embasa disponibiliza equipes para 'caçar' vazamentos subterrâneos; saiba como solicitarCréditos da foto: Reprodução/BRK
Para encontrar mais rapidamente vazamentos não visíveis, nos cerca de 5 mil quilômetros de rede distribuidora de água ramificados debaixo do solo de Salvador, a Embasa disponibiliza equipes técnicas para identificação dos problemas. A população pode solicitar o serviço de reparos para vazamentos nos canais de atendimento da empresa.
Munidas de geofones, equipamentos que detectam a fuga de água nas redes subterrâneas a partir do som, as equipes realizam o serviço à noite, por conta da redução no barulho da cidade, quando é possível diferenciar os sons nas tubulações com mais facilidade.
No caso dos vazamentos aparentes, aqueles que podem ser visualizados, a população pode solicitar um envio de equipes da Embasa pelo telefone 0800 0555 195, pelo site ou app Agência Virtual Embasa, ou do WhatsApp 71 99717-0999.
Ao todo, a Embasa mantém diariamente cerca de 100 equipes disponíveis para manutenção do sistema na RMS.
Os rompimentos de tubulação podem ser causados por diversos fatores, como desgaste natural do material, movimentação do solo, impacto do trânsito ou de obras na via, por exemplo. Também podem ocorrer vazamentos durante a manipulação indevida da rede distribuidora por pessoas que buscam fazer ligações clandestinas, além de vazamentos causados por vandalismo ou furto de hidrômetro.
DADOS DE MANUTENÇÃO
Por meio do som, técnica de geofonamento identifica escapes de água com mais agilidade. No ano passado, os técnicos percorreram mais de 3 mil km de tubulação em diversos bairros da capital, distância equivalente a uma viagem de ida e volta de Salvador para o Rio de Janeiro. O resultado foi a correção de uma média de três vazamentos não aparentes por dia.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.