AO VIVO Últimas Notícias
01/11/2022 12h40 | Atualizado em 01/11/2022 12h37

Hemoba funcionará no Dia de Finados apenas na sede em Salvador, veja horários

A Fundação chama a atenção à importância das doações regulares de sangue para atender a demanda dos hospitais de todo o estado. 

Hemoba funcionará no Dia de Finados apenas na sede em Salvador, veja horários Foto: divulgação
Mateus Xavier

Com o Feriado do Dia de Finados, nesta quarta-feira (2/11), as unidades da Hemoba estarão fechadas e só funcionará o Hemocentro Coordenador, na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, das 7h30 às 12h30. A Fundação chama a atenção à importância das doações regulares de sangue para atender a demanda dos hospitais de todo o estado. 

DOAÇÃO DE SANGUE

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.  

MEDULA ÓSSEA 

O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue.

Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). 

LEIA MAIS: Com direito a "funerAU", cemitério de animais em Salvador tem "rabecão" e 45 mil corpos enterrados

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Fonte: Da redação