VÍDEO: suspeitos usam patinetes elétricos durante assalto em Salvador

Suspeitos usando patinetes elétricos durante assalto em Salvador foram flagrados por câmeras de segurança no bairro de Armação.

Por Ananda Costa.

Na noite da última terça-feira (7), moradores registraram o momento em que suspeitos utilizaram patinetes elétricos durante assalto em Salvador. O caso foi gravado por câmeras de segurança do bairro de Armação e viralizou nas redes sociais.

Suspeitos usando patinetes elétricos durante assalto em Salvador. Foto: Redes sociais

No vídeo, é possível ver três homens usando patinetes elétricos para abordar duas pessoas que caminhavam pelo local, por volta das 23h. Durante a ação, uma vítima conseguiu escapar, enquanto a outra foi abordada pelos suspeitos, que fugiram em seguida.

O Aratu On solicitou nota da Polícia Militar, que informou ter intensificado o policiamento na área com radiopatrulhamento, abordagens e permanência de viaturas nos pontos onde ocorreram registros recentes.

O policiamento em Armação é de responsabilidade da 39ª CIPM, com apoio da CIPT/Rondesp Atlântico e do Batalhão Apolo. A companhia informou ainda que atua continuamente nos bairros do Costa Azul, Boca do Rio, Stiep, Imbuí e Pituaçu, além da faixa de orla entre as praias de Jardim de Alah e Pituaçu.

Patinetes elétricos em Salvador

Em julho deste ano, a Prefeitura de Salvador publicou o Decreto nº 40.301/2025, que regulamenta o uso de equipamentos de micromobilidade na capital baiana, como bicicletas e patinetes elétricos, e demais equipamentos de mobilidade individual autopropelidos (EMIA). O documento estabelece diretrizes para a circulação e operação de sistemas de compartilhamento desses meios de transporte.

De acordo com o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, a medida “representa um avanço significativo na organização da mobilidade urbana de Salvador, promovendo segurança viária, incentivo à mobilidade ativa e sustentável, e a integração com o sistema de transporte público coletivo”.

Em setembro, a prefeitura iniciou  a implantação de demarcações físicas para orientar o estacionamento de patinetes elétricos compartilhados. A ação marca uma nova fase na organização do serviço, após o período de testes e regulamentação realizado pela Secretaria de Mobilidade (Semob).

Nesta primeira etapa, oito pontos no bairro da Barra, região com maior volume de uso dos patinetes, receberam sinalização horizontal no solo para indicar as chamadas estações virtuais, já mapeadas por GPS no aplicativo da operadora. O objetivo é facilitar a visualização dos locais permitidos para início e término das viagens.

Atualmente, Salvador conta com 335 estações virtuais, e o aplicativo exige que o veículo seja estacionado dentro dessas áreas para encerrar a corrida. Caso contrário, o sistema impede o fim da viagem e orienta o usuário a se dirigir até a estação mais próxima.

Nos três primeiros meses de operação, 600 contas de usuários foram bloqueadas pela empresa devido ao uso inadequado dos equipamentos. Entre as infrações mais comuns estavam o transporte de duas pessoas no mesmo patinete, a condução imprudente em áreas de grande circulação de pedestres e a realização de manobras perigosas.

LEIA MAIS: Patinetes elétricos em Salvador: crescimento, acidentes e regulamentação

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.